Segundo cartão amarelo: IFAB debate mudanças no VAR
Cesar Greco/Palmeiras
Segundo cartão amarelo: IFAB debate mudanças no VAR

O futebol pode passar por mais uma transformação significativa nos próximos meses. A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável por definir as regras do esporte em todo o mundo, realizou nesta terça-feira (29) uma reunião em Zurique, na Suíça, para discutir possíveis alterações no regulamento.

Entre as principais propostas estão a inclusão do VAR em situações de segundo cartão amarelo e a criação de uma contagem regressiva para arremessos laterais e tiros de meta.

Como funciona o VAR hoje

Atualmente, o árbitro de vídeo só tem autorização para revisar lances que envolvam cartões vermelhos diretos, gols, pênaltis e erros de identificação de um jogador - no caso de uma expulsão, por exemplo.

No entanto, a IFAB analisa ampliar esse alcance para casos em que um jogador receba o segundo amarelo de forma equivocada, o que leva automaticamente à expulsão.

A medida é vista como uma forma de evitar injustiças disciplinares e garantir que as decisões que alteram o rumo de uma partida possam ser corrigidas com auxílio da tecnologia.

O painel técnico do IFAB aprovou o avanço da proposta, que ainda precisará ser avaliada nas próximas etapas antes de uma votação definitiva.

Mudanças: tempo cronometrado para laterais e tiros de meta

Outro ponto discutido foi a implementação de um tempo limite para cobranças de lateral e tiro de meta, medida inspirada na recente mudança aplicada ao tempo que os goleiros têm para segurar a bola antes de recolocá-la em jogo.

Desde o início de 2025, se o goleiro segurar a bola por mais de oito segundos com as mãos, o adversário “ganha” um escanteio.

A ideia é adotar uma contagem regressiva semelhante nesses lances, como forma de reduzir o tempo perdido com cera e acelerar o ritmo das partidas. Segundo o painel, o aumento das jogadas de bola parada, tendo como base a Premier League, vem diminuindo o tempo de bola rolando, o que preocupa as autoridades do futebol.

Próximos passos prevê reuniões somente em 2026

As sugestões apresentadas nesta semana ainda não entraram em vigor. O IFAB vai analisar os pontos debatidos e retomará o tema no dia 20 de janeiro de 2026, em uma reunião de negócios.

Caso sejam aprovadas para votação, as mudanças seguirão para a assembleia anual do órgão, marcada para 28 de fevereiro de 2026, quando poderão ser oficializadas.

Se aprovadas, as novas regras representarão um dos ajustes mais significativos dos últimos anos, reforçando o papel do VAR e a busca por partidas com mais tempo de bola em jogo.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes