O brasileiro João Fonseca venceu o canadense Denis Shapovalov, que desistiu da partida no terceiro set, quando Fonseca já vencia por 4 a 1. A partida foi fechada em 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 4/1) pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com o resultado, o brasileiro vai à semifinal de um torneio de ATP 500 pela primeira vez.
Ele deve subir pelo menos à 38ª posição do ranking mundial da ATP, o seu melhor número até agora. O brasileiro iniciou o torneio na 46ª posição. Shapovalov é o 23º.
Até aqui, foram duas vitórias de Fonseca além dessa. Fonseca bateu o campeão do torneio, o francês Giovanni Mpetshi Perricard, por 2 sets a 0, na estreia. Nas oitavas de final, o tcheco Jakub Mensik desistiu por conta de uma lesão no pé.
O jogo
Fonseca começou mal na partida, perdendo o primeiro set, mas se recuperou no segundo e terceiro, forçando quebras e vencendo games importantes. No último, por exemplo, Shapovalov mostrou incômodo com as respostas do brasileiro. Por isso, desistiu sem dar grandes explicações.
O brasileiro volta à quadra no fim de semana, contra o espanhol Jaume Antoni Munar Clar. Ele é o número 42 do mundo. A partida está marcada para este sábado (25), às 10h.
Oitavo semifinalista mais novo
Fonseca é o 8º semifinalista mais novo do torneio da Basileia, igualando um recorde de Roger Feder, que também tinha 19 anos e dois meses quando chegou a esta fase do torneio, em 2000.