A LDU, comandada pelo técnico brasileiro Tiago Nunes, volta a disputar uma semifinal da Copa Libertadores após 17 anos. O confronto será diante do Palmeiras, às 21h30 desta quinta-feira (23), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, que fica a 2.850 metros de altitude. A partida de volta será no dia 30, no Allianz Parque.
Para chegar até essa fase, a equipe equatoriana eliminou dois clubes brasileiros. Nas oitavas de final, superou o Botafogo, e nas quartas, o São Paulo . A campanha recolocou o time entre os quatro melhores do continente, repetindo um feito que não ocorria desde 2007.
A história no Equador
Tiago Nunes assumiu o comando da LDU em junho deste ano. Desde então, vem acumulando bons resultados no futebol equatoriano. Sob seu comando, o time soma 24 jogos, com 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas, totalizando 62% de aproveitamento.
No período, a equipe marcou 41 gols e sofreu 21. Além do desempenho continental, a LDU ocupa atualmente o segundo lugar no Hexagonal final do Campeonato Equatoriano e está classificada para as quartas de final da Copa do Equador.
Na atual edição da Libertadores, o time de Quito terminou a fase de grupos na liderança do Grupo C, à frente do Flamengo. De lá para cá, enfrentando clubes brasileiros, somou três vitórias, um empate e duas derrotas.
Antes de chegar ao Equador, Tiago Nunes teve passagens por Corinthians, Grêmio, Ceará, Sporting Cristal (Peru), Botafogo e Universidad Católica (Chile). Na outra semifinal, o Flamengo enfrenta o Racing . A final do torneio continental está marcada para 29 de novembro, no Estádio Nacional do Peru, em Lima.