
O roteiro da vitória de 2 a 0 sobre o Fluminense, na segunda-feira (20), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, foi semelhante ao da sequência positiva do Vasco na competição. A equipe competiu e contou com a estrela de Rayan para sair com os três pontos.
O jovem, de apenas 19 anos, marcou o gol que abriu o placar e teve participação fundamental no que completou o marcador. Ele vive uma fase espetacular, com seis gols nas últimas seis partidas, e já começa a chamar atenção pelo nível apresentado.
A evolução do atacante tem ligação direta com Fernando Diniz. Afinal, foi sob seu comando que assumiu o protagonismo do time. O treinador rasgou elogios ao camisa 77 e opinou que precisa estar "no radar para Copa do Mundo ":
"Ele é um jogador muito completo. Quando eu falo que precisa ter um olhar criterioso com o Rayan, é porque ele está em franca evolução e sobrando cada vez mais. Ele merece um olhar da seleção brasileira, um olhar bem específico para ele. É um jogador bem especial."
Satisfeito a coragem dos jogadores
Ainda nos primeiros minutos do clássico, o cruz-maltino quase viu a lei do ex imperar no Maracanã, após erro de Barros na saída de bola. Mas contou com ótima defesa de Léo Jardim para impedir o gol de Cano.
Fernando Diniz saiu em defesa do volante e reforçou que a falha faz parte do sistema de jogo adotado por ele, onde a "coragem" é necessária. Num geral, disse ter ficado contente com a seriedade e vontade dos atletar para arriscar.
"A gente cobra para os times serem ousados, mas só se vencer a partida. Hoje, os elogios são pela vitória. O Ceará a gente perdeu no final. Para melhorar, o jogo é o melhor treino. Só lá no CT não adianta. O Barros só vai melhorar se tiver condição de errar", disse o Diniz.
Não vai poupar ninguém
Com a sequência positiva, de cinco vitórias nos últimos seis jogos, o Vasco vê o fantasma do rebaixamento ficar bem para trás e pode começar a almejar sonhos mais altos. No andar da carruagem, pode beliscar uma vaga na Libertadores atráves do Brasileiro.
Ainda sim, a Copa do Brasil é a grande obsessão. Na semifinal, justamente contra o Fluminense, o cruz-maltino quer acabar com o jejum de 14 anos sem títulos de expressão. Apesar disso, Diniz afirmou que vai encarar a liga com força máxima até o fim:
"A Copa do Brasil é em dezembro, faltam dois meses ainda. Eu não sou treinador de rodízio. Só se precisar. A gente treina muito intenso e prepara o jogador para aguentar. Se alguém precisar de fora, vamos fazer isso. Eu ainda não estou pensando na Copa do Brasil."
Embalado pelo ótimo momento na temporada, o Vasco visita o RB Bragantino na próxima rodada do Brasileiro. As equipes se enfrentam apenas no próximo domingo (26), às 18h30, no Estádio Municipal Cicero De Souza Marques.
