O Fluminense
precisou ir até a última gota de suor para superar o Juventude por 1 a 0
, na quinta-feira (16), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro
. O único gol do jogo saiu no último lance, e transformou o cenário de indignação das arquibancadas em comemoração.
O reflexo entre time e torcida estava à pleno vapor no estádio, mas não positivamente. Os muitos erros do jogadores irritavam os mais de 15 mil torcedores presentes, que passavam este sentimento através das vaias. Essas que refletiram em campo e deixaram os donos da casa mais ansiosos.
Tanto o capitão Thiago Silva, que definiu a vitória no fim, quanto Zubeldía pediram mais paciência por parte dos tricolores. O treinador entende a frustação por parte deles. No entanto, afirma que a reação negativa pode atrapalhar ainda mais:
"Não é fácil entrar, jogar com essa pouca paciência. Gostaria que (a torcida) pudesse respaldar um pouco mais. Sinto que o time rival diante da crítica a nosso aos jogadores percebem. Com o correr do minutos, o desespero aumenta. Quando as coisas não saem pontualmente como hoje é muito mais difícil."
Zubeldía reconhece má atuação da equipe
O argentino fez questão de celebrar muito a vitória conquistada no fim, principalmente por ter sido derrotado para o Mirassol
em contexto semelhante no compromisso anterior. Ele afirmou que vencer desta maneira "tem outro sabor".
Apesar de destacar o espírito lutador dos comandados, Zubeldía foi direto ao criticar atuação da equipe contra o Juventude:
"Fizemos um jogo ruim, não jogamos bem. Não conseguimos encontrar nossa melhor versão, nos custou gerar situações de gol, situações perigosas no campo, não conseguimos terminar bem as jogadas."
Zubeldía não garante uso da base
Deciviso na vitória, com assistência para Thiago Silva, Riquelme Felipe (18 anos) aproveitou a primeira oportunidade com o treinador. O comandante revelou acreditar que os jogos dentro de casa são melhores para o desenvolvimento dos jovens da base.
Apesar do uso por um cria de Xerém ter dado resultado, Zubeldía disse que não pode garantir um uso constante dos sub-20, neste momento. Ele afirma estar ocupado com os 30 jogadores que tem à disposição no elenco principal.
"A verdade é que não tenho hoje, como objetivo, a curto prazo, estar focado nos jogadores da base. O que me refiro a curto prazo? Me refiro a este mês. Mas sempre vamos estar atentos com a base. E já me comprometi a falar com os treinadores, a fazer uma partida entre eles, os melhores 22 que tenham no imediato. Já estamos planejando a Copinha de 2026", disse ele.
Com o resultado positivo, o Fluminense se manteve na sétima posição. A derrota do Bahia, primeiro representante do G-6, que dá vaga a Pré-Libertadores, deixou a equipe de Zubeldía a três pontos da zona.
O próximo desafio do tricolor será o clássico contra o Vasco, na segunda (20), 19h30 às (de Brasília), no Maracanã.