
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto — que completou 21 anos nesta terça (14) — volta à pista para a disputa do GP do Estados Unidos 2025 . O evento acontece em Austin, no estado do Texas, com direito a mais uma corrida de sprint no próximo sábado (18) e corrida no domingo (19).
E o jovem piloto da Sauber pode se inspirar em Felipe Nasr e Bruno Senna, seus dois antecessores que ganharam pontos importantes no Circuito das Américas, mesmo sem ter um carro competitivo. Dica: um deles também pilotava uma Sauber no ano de estreia.
Quando e onde assistir?
- Treino livre: sexta (17) às 14h30
- Classificação para Sprint: sexta às 18h30
- Corrida de Sprint: sábado (18) às 14h
- Classificação: sábado às 18h
- Corrida: domingo (19) às 16h
- Transmissão pela Band e BandSports.
O GP dos Estados Unidos tem um significado histórico para os brasileiros, com a 1a. vitória na F1, mas em Austin a nossa bandeira não subiu ao pódio. Apesar de dois quartos lugares com Felipe Massa — com a Ferrari em 2012 e Williams em 2014 —, outros brasileiros conseguiram resultados mais inspiradores para Bortoleto, com carros menos competitivos.
Um sinal para Bortoleto?
Há 10 anos, Felipe Nasr, pilotando uma Sauber no seu ano de estreia, conseguiu uma pontuação heróica em Austin, em uma “corrida maluca”, como definiu na época em seu perfil de uma rede social. O brasileiro de 23 anos, que saiu na 14ª posição, fugiu de uma confusão na largada, com pista molhada, depois de uma rodada de Felipe Massa. Mas Nasr acabou levando um toque do companheiro Marcus Ericsson ainda no início da prova.
O piloto da Sauber aproveitou a entrada no box para troca do bico do carro e foi o primeiro a calçar pneus para pista seca. A estratégia ousada funcionou e deu a Felipe Nasr a oportunidade de conquistar a 9ª posição, anotando 2 pontos preciosos.
Últimos pontos de Bruno Senna
Em 2012, Bruno Senna também conseguiu chegar à zona de pontuação, com a Williams, no Texas. A 10ª colocação no GP dos Estados Unidos foi a última vez que o piloto, sobrinho de Ayrton, marcou ponto na F1. Mais uma fonte de inspiração para Gabriel Bortoleto.
Vitórias do Brasil no GP dos EUA
Primeira vitória na Fórmula 1 em Watkins Glen
Foi neste grande prêmio que o Brasil conquistou a primeira de muitas vitórias na F1, com Emerson Fittipaldi, em 1970. Largando em 3º, o piloto de 23 anos venceu com a Lotus a prova disputada em Watkins Glen, quase na divisa com o Canadá.
Caminho para o tri de Ayrton em Phoenix
O Brasil venceu mais duas vezes com Ayrton Senna em 1990 e 1991, na prova de abertura de cada uma das temporadas, que tiveram o nosso grande ídolo como campeão. Na época, o grande prêmio era disputado em Phoenix, no estado do Arizona.
“Hoje sim!” em Indianápolis
A última vitória veio com Rubens Barrichello, em 2002, mas em prova disputada no circuito de Indianápolis. Rubinho chegou apenas 11 milésimos de segundo à frente de Michael Schumacher. Dessa vez, foi o brasileiro que contou com uma ajudinha do alemão.
Largando na pole, Schumacher dominou a prova, mas deixou o companheiro passar na reta de chegada, retribuindo o favor do brasileiro no GP da Áustria daquele ano — na “entregada” que inspirou o bordão “hoje, sim!”, do narrador Cléber Machado, da TV Globo.