
A Inglaterra só dependia de si para garantir um lugar na Copa do Mundo de 2026
, na 8ª rodada das Eliminatórias europeias. E não deu sopa para o azar: goleou a Letônia por 5 a 0, nesta terça-feira (14), no Daugava Stadium, e foi a primeira seleção do continente que conseguiu a classificação.
Não foi necessário passar por qualquer tipo de sufoco para consolidar a vaga. A equipe comandada por Thomas Tuchel foi para o intervalo com um 3 a 0 no placar, e completou a goleada na segunda etapa. Kane (2x), Gordon, Eze e Tonisevs (contra) marcaram.
Com 100% de aproveitamento no torneio, a seleção inglesa faz campanha impecável no Grupo K, até aqui. É verdade que os adversários são bem inferiores, mas os números impressionam: são 18 gols marcados e nenhum sofrido nas oito partidas disputadas.
Portugal vê vaga escapar no fim
Diferentemente da Inglaterra, Portugal não dependia apenas de si para conseguir a classificação antecipada à Copa. No entanto, foi o grande responsável por não alcança-la. A equipe de Roberto Martínez ficou no empate em 2 a 2 com a Hungria, nesta terça-feira, no estádio José Alvalade.
Com a derrota da Armênia para Irlanda, uma vitória seria suficiente para conseguir a vaga. E ela estava nas suas mãos, até os acréscimos da etapa final, quando sofreu o gol que deixou tudo igual no placar. Balançaram as redes Cristiano Ronaldo (2x), para os donos da casa; Szoboszlai e Szalai para os hungáros.
Apesar da frustação de ver a classificação escapar no fim, a seleção portuguesa está muito próxima dela. Um vitória sobre a Irlanda já é suficiente. A partida está marcada para o próximo dia 13, às 15h45, no Aviva Stadium.