Wesley treina com a seleção brasileira para o Mundial Sub-20 no Chile
Nelson Terme/CBF
Wesley treina com a seleção brasileira para o Mundial Sub-20 no Chile

O Brasil inicia sua trajetória no  Mundial Sub-20 neste domingo (29). Dentro do considerado “grupo da morte” da primeira fase, vai estrear contra o México, às 20h (de Brasília), no estádio Nacional de Santiago, no Chile, país-sede do torneio. 

Diferente da  seleçao brasileira principal , a Sub-20 não passou por uma dança das cadeiras de treinadores. Não à toa, Ramon Menezes já está indo para a segunda Copa do Mundo da categoria no comando da equipe. Embalado pelos dois títulos do sul-americano, ele espera encerrar o seu maior jejum da amarelinha na competição. 

“A expectativa é muito grande, a gente espera criar ainda mais expectativas durante a competição e fazer grandes jogos", disse Ramon Menezes ao site da CBF. "Nós já conhecemos o México, é uma equipe muito forte em todas as fases do jogo. Vai ser uma partida muito equilibrada."

Grupo C

  • 🇧🇷 Brasil
  • 🇪🇸 Espanha
  • 🇲🇦 Marrocos
  • 🇲🇽 México

O maior jejum do Brasil no Mundial Sub-20

Segundo maior campeão da história da competição, com cinco troféus — um a menos que a Argentina — o Brasil nunca ficou tanto tempo sem conquistá-la, desde que começou a ser disputada, em 1977. Já são cinco edições longe do lugar mais alto do pódio. 

Sem grandes estrelas no elenco, a amarelinha espera desbancar os favoritos Espanha e Argentina, para voltar ao topo do mundo na categoria e se igualar aos hermanos como o líder de títulos.

Até onde o Brasil chegou nas últimas cinco edições*

  • 2023 - Quartas de final (eliminado por Israel)
  • 2019 - Não participou
  • 2017 - Não participou
  • 2015 - Final (derrotado pela Sérvia)
  • 2013 - Não participou

* Em 2021, o Mundial Sub-20 não foi realizado por conta da pandemia de Covid-19

Elenco sem Endrick e Estêvão

O Mundial Sub-20 é sempre disputado durante a temporada dos clubes, que não conta com a interrupção das partidas. Como não é uma Data Fifa, os clubes não são obrigados a ceder seus atletas e não é a novidade que a seleção brasileira — assim como muitos outras — não consiga a liberação de peças importantes.

O Brasil tem alguns fortes exemplos de nomes que seriam peças importantes para Ramon, caso pudessem jogar, como Estevão (Chelsea), Endrick (Real Madrid), Vitor Roque (Palmeiras) e Rayan (Vasco). Diante de tantas ausências de peso, dois nomes aparecem como a grande esperança da equipe.

Dupla de jóias do Corinthians, Pedrinho e Wesley  são os grandes destaques da amarelinha para o torneio. Os atacantes são os que tiveram mais experiência no profissional do plantel, e já estão inclusive no futebol do exterior, no Zenit (Rússia) e Al Nassr (Árabia Saudita) respectivamente.

Programação da Seleção no Grupo C

  • 28/9 - 20h: Brasil x México
  • 1º/10 - 20h: Brasil x Marrocos
  • 4/10 - 17h: Espanha x Brasil

Mundial Sub-20: 1ª rodada do Grupo C

Brasil x México

  • Data: 28/09/2025
  • Horário: 20h (de Brasília)
  • Local: estádio Nacional de Santiago, Santiago
  • Onde assistir: Sportv2 e CazéTV

Prováveis escalações

Brasil : Otávio, Serrote, Iago, Bruno Alves e João Souza; Coutinho, Murilo e Rayan Lucas; Wesley, Luighi e Pedrinho. Técnico : Ramon Menezes.

México : Emmanuel Ochoa, Rodrigo Pachuca, Jaziel Mendoza e César Bustos; Morales, Diego Sánchez, Elias Montiel e Alexéi Domínguez; Padilla, Mora e Tahiel Jiménez. Técnico : Eduardo Arce.

Odds deste domingo no Brasileirão

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes