
Uma curiosidade marca as semifinais da Copa Libertadores da América em 2025. Todos os quatro classificados já eliminaram o Botafogo em alguma competição nesta temporada. Atual campeão da competição, o alvinegro teve seus sonhos neste ano interrompidos justamente por Flamengo, Racing, Palmeiras e LDU Quito.
Coincidentemente ou não, cada uma dessas eliminações aconteceu com um treinador diferente: Carlos Leiria, Cláudio Caçapa, Renato Paiva e Davide Ancelotti.
O primeiro a barrar o Botafogo foi o arquirrival Flamengo, que venceu por 3 a 1 o time então comandado pelo interino Carlos Leiria para conquistar a Supercopa Rei, em 2 de fevereiro, em Belém. Logo depois, ainda em fevereiro, foram duas vitórias por 2 a 0 para o Racing levantar a Recopa Sul-Americana. A derrota derradeira do Botafogo aconteceu no Nilton Santos sob comando de outro interino, Cláudio Caçapa, contratado para a comissão permanente.
Em 28 de junho, era Renato Paiva quem estava no banco de reservas na eliminação do Botafogo no Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos. Nem mesmo a vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions, segurou o treinador que foi demitido por John Textor por adotar uma postura defensiva não seguir o Botafogo Way contra o time de Abel Ferreira na Filadélfia.
A última eliminação aconteceu já sob o comando do italiano Davide Ancelotti, filho do treinador da seleção brasileira Carlo Ancelotti. Depois de vencer por 1 a 0 o LDU, em casa, no jogo de ida das quartas da Libertadores, a derrota veio no Equador. Na altitude de Quito, o time não conseguiu segurar os donos da casa, que venceram por 2 a 0 e conseguiram a classificação às quartas de final.
As eliminações para Fla, Racing, Palmeiras e LDU
Supercopa Rei
Botafogo 1 x 3 Flamengo, 2 de fevereiro - Perde o título
Final (jogo de ida) – Recopa Sul-Americana
Racing 2 x 0 Botafogo, 20 de fevereiro
Final (jogo de volta) – Recopa Sul-Americana
Botafogo 0 x 2 Racing, 27 de fevereiro – Perde o título
Oitavas de final – Mundial de Clubes da Fifa
Palmeiras 1 x 0 Botafogo, 28 de junho – Eliminado
Oitavas de final (jogo de ida) – Libertadores
Botafogo 1 x 0 LDU Quito, 14 de agosto
Oitavas de final (jogo de volta) – Libertadores
LDU Quito 2 x 0 Botafogo, 21 de agosto – Eliminado
