Flamengo x Vasco: realidades opostas marcam clássico dos milhões

Líder do Brasileirão encara rival pressionado pelo risco de rebaixamento neste domingo (21)

Clássico do Milhões terá embate entre Arrascaeta e Philippe Coutinho
Foto: Adriano Fontes/Flamengo e Matheus Lima/Vasco
Clássico do Milhões terá embate entre Arrascaeta e Philippe Coutinho




Os duelos entre Flamengo e Vasco sempre foram um caso à parte. O clássico dos milhões, entretanto, passou a ser quase que previsível nos últimos anos, diante das situações financeiras opostas que os clubes vivem. Nem o evidente favoritismo dos rubro-negros diminuí os embates interessantes que a partida deve proporcionar. Estes serão colocados à prova neste domingo (21), às 17h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo Brasileiro.

Apesar da discrepância de qualidade entre os elencos, o cruz-maltino possui elementos no seu plantel, além de Fernando Diniz, um treinador com ideias bem próprias, que dão uma leve esperança por uma partida mais nivelada. Ainda sob comando de Carille no primeiro turno, por exemplo, conseguiu segurar o empate sem gols com o grande rival. Mas 19 rodadas depois, o clássico chega carregado de muito mais emoções.

VEJA TAMBÉM: Na Superbet, vitória do Vasco paga 8.10; gol de Arrascaeta, 2.67

Diferente do primeiro turno, as equipes vão para partida sabendo exatamente o que podem significar para seus desfechos na competição: o Flamengo tenta não só manter a liderança isolada da tabela, como também se distanciar de Cruzeiro e Palmeiras. Já o Vasco, um ponto na frente do Z-4, quer espantar o fantasma do rebaixamento. Para isso, espera que suas estrelas brilhem mais que as do adversário. 


Arrascaeta x Phillipe Coutinho

Como manda a tradição, os camisas 10 são os grandes craques dos dois plantéis. Tanto Arrascaeta quanto Philippe Coutinho ressurgiram quando poucos esperavam para assumir o papel de protagonismo, dentro da realidade de cada clube. 

Os números do jogador que brilhou na Europa com a camisa do Liverpool não são dos melhores — marcou 10 gols e deu três assistências na temporada —, mas ele vem sendo essencial para organização ofensiva da equipe. Ainda longe da sua melhor versão, Coutinho espera seguir evoluindo para elevar o nível do coletivo.

Mesmo não alcançando o nível dos tempos de Liverpool do meia adversário,  Arrascaeta vive possivelmente o auge da carreira. O uruguaio expandiu sua importância para além da criação das jogadas e se tornou o jogador mais decisivo do elenco. Não à toa, já marcou 18 vezes e deu 13 assistências pelo rubro-negro, em 2025.

Pedro x Vegetti

Tanto Flamengo quanto Vasco possuem nos plantéis um tipo de jogador imprescindível: o artilheiro. Pedro e Vegetti conquistaram o respeito de suas respectivas torcidas fazendo o que sabem de melhor e são a grande esperança de gols no clássico. Os dois fazem boas temporadas, com caminhos opostos dentro delas.

O centroavante da equipe de Filipe Luís começou o ano fora de combate, se recuperando de uma ruptura do ligamento cruzado do joelho, e quando retornou aos campos chegou a ser duramente criticado pelo treinador, devido à postura nos treinos. Mas o esporro parece ter surtido efeito, já que ele teve 10 participações diretas de gol desde então — em 13 jogos.

Vegetti, por outro lado, teve uma primeira metade de ano espetacular. E foi este período que o fez ser o artilheiro do futebol brasileiro neste momento, com 24 gols. No entanto, o argentino parece ter se desencontrado com o caminho das redes após a parada do Mundial de Clubes: só marcou cinco vezes em 15 partidas.

Brasileirão 2025: 24ª rodada

Flamengo x Vasco

  • Data: Domingo (21)
  • Horário: 17h30
  • Local: Maracanã, Rio de Janeiro
  • Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Onde assistir: Globo e Premiere

Prováveis escalações

Flamengo : Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz (Jorginho), Saul e Arrascaeta; Luiz Araújo (Plata), Pedro e Samuel Lino. Técnico : Filipe Luís.

Vasco : Léo Jardim; Paulo Henrique, Robert Renan, Lucas Freitas e Puma Rodríguez; Mateus Carvalho, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Rayan, Nuno Moreira e Vegetti. Técnico : Fernando Diniz.