
O espanhol Carlos Sainz ficou muito perto da pole position no Azerbaijão, mas foi superado por Max Verstappen com o cronômetro zerado.
O piloto espanhol se aproveitou das confusões no Q3 e surpreendeu os favoritos, colocando a Williams na pole provisória até o cronômetro zerar no circuito de rua de Baku. Desde Felipe Massa, em 2014, a equipe inglesa não larga na primeira posição. Uma batida de Charles Leclerc, que tentava a quinta pole consecutiva em Baku, parecia ter definido o resultado final do treino.
Mas, depois da bandeira vermelha a menos de dois minutos do final, Max Verstappen, da Red Bull Racing, conseguiu bater o piloto espanhol, na sua única volta lançada, e ficar com a pole do GP do Azerbaijão.
A pole de Massa na Áustria, há mais de 10 anos, foi também a última do Brasil na Fórmula 1.
Outro favorito que ficou no muro na parte final foi o líder do campeonato, Oscar Piastri. Mas Lando Norris não aproveitou a vantagem sobre o companheiro e vai largar em sétimo, apenas duas posições à frente da outra McLaren.
Mas as surpresas não pararam por aí. O piloto neozalandês Liam Lawson conseguiu colocar a Racing Bulls na terceira posição.
O brasileiro Gabriel Bortoleto fez o que pôde. Chegou ao Q2 e colocou o seu Sauber na 13ª colocação no grid de largada.
