De pupilo a rival: Arteta incomoda Guardiola no City x Arsenal

Ex-auxiliar de Guardiola, Arteta soma cinco jogos de invencibilidade contra o mestre e busca o título inédito da Premier League

Aluno x Professor: Arteta e Guardiola se encaram na Premier League
Foto: Montagem com imagens de @arsenal e @mancity
Aluno x Professor: Arteta e Guardiola se encaram na Premier League



Arsenal e Manchester City se enfrentam neste domingo (21), às 12h30 (de Brasília), no Emirates Stadium, em um dos confrontos mais aguardados da Premier League . Para além dos muitos jogadores extraclasse que estarão em campo, a grande expectativa está por mais um capítulo do embate entre “aluno e professor”. Disney+ e ESPN transmitem.

Os treinadores das duas equipes são conhecidos de longa data. Mikel Arteta foi auxiliar técnico de Pep Guardiola no City entre 2016 e 2019. A separação entre os espanhois aconteceu justamente quando ele recebeu uma “promoção”, ao receber um chamado para comandar os Gunners. 

Como já era esperado, Arteta precisou de duas temporadas de adaptação à nova função . Neste período, viu os ex-companheiros de comissão seguirem com a dominância no futebol inglês. Mas a partir do momento em que “pegou o jeito da coisa”, se tornou um carro na cola de quem o lapidou.

O Arsenal vem de três campanhas muito fortes na Premier League, mas viu o sonho do título, que não vence há 21 anos, ficar no caminho por conta dos aproveitamentos quase irretocáveis de Manchester City (2x) e Liverpool. Mesmo sem a conquista, Mikel Arteta elevou o nível de competitividade do pelotão de cima da competição.

Arteta vira pedra no sapato de Guardiola

Tentar chegar ao nível de Guardiola, um dos melhores treinadores da história, é uma missão perto do impossível. Mas seu ex-auxiliar vem mostrando que está diminuindo a diferença entre eles com o passar do tempo. E isso não ficou comprovado apenas pelos títulos decididos no detalhe de duas das últimas três edições da liga, como também na mudança de retórica dos confrontos diretos.

Arteta venceu o primeiro duelo entre os dois, na semifinal da Copa da Inglaterra. Depois se viu dentro de um longo jejum contra o compatriota: foram nove partidas sem vencer, sendo derrotado em oito delas. Mas a partir de 2023, a maré virou para o aluno. Ele se tornou uma “pedra no sapato” do antigo professor, de quem não perde há cinco jogos.

Retrospecto geral de Arteta contra Guardiola

  • Partidas - 14 
  • Aproveitamento - 36% (3V - 3E - 8D)
  • Gols marcados - 15 
  • Gols sofridos - 25


Troca de farpas entre os treinadores

Apesar do comandante dos Gunners ter garantido que a amizade com Guardiola não seria afetada após a separação, a mesma já não é mais tão amistosa. Duas situações ocorridas no último ano comprovam isso.

Depois do empate em 2 a 2, na temporada passada, Arteta sugeriu que tinha “todas as informações” sobre o uso de “práticas obscuras” pelo City. Pep, à época, não gostou nem um pouco da declaração e cobrou explicações sobre: “Ele disse isso?”, questionou.

Já em coletiva após a vitória na estreia da Champions League, na última quinta-feira, foi a vez de Guardiola alfinetar o antigo companheiro de seleção. Perguntado sobre o alto investimento do Arsenal na última janela de transferências( 250 milhões de libras), o treinador respondeu com tom irônico:

“Quero dizer ao meu amigo, Mikel Arteta, se ele ganhar o título da Premier League… bem, será apenas por causa dos gastos, não porque ele trabalhou muito!”.


Guardiola tenta voltar aos trilhos no City

Apesar da grande vantagem do mais experiente no retrospecto geral do confronto, Mikel Arteta pode ao menos dizer que está com a última risada. No último encontro entre os dois, o Arsenal deu uma sapatada de 5 a 1 no City. O placar elástico diz muito sobre a última temporada de Guardiola, a sua pior em nove anos no comando da equipe.

Completando uma década de clube, ele não teve o começo de temporada dos sonhos — foi derrotado em duas das cinco primeiras partidas. No entanto, espera que possa retomar o caminho dos títulos com os reforços que recebeu e, claro, com o retorno fundamental de Rodri. 

Arteta espera subir um degrau na carreira

O desempenho do Arsenal com Arteta vem subindo no decorrer dos anos. Mas ainda falta um degrau para ele atingir definitivamente um outro patamar: o título da Premier League. Depois de bater na trave nas últimas três edições, com a vice-liderança, a esperança é que enfim chegue à tão almejada conquista.

Com as chegadas de peso de Eze, Gyokeres e Zubimendi, o treinador pode dizer que enfim tem todas as lacunas do elenco bem preenchidas. Agora cabe a ele saber usar as muitas peças que tem à disposição para levantar o troféu da competição ao final dela.