
Arsenal e Manchester City se enfrentam neste domingo (21), às 12h30 (de Brasília), no Emirates Stadium, em um dos confrontos mais aguardados da Premier League . Para além dos muitos jogadores extraclasse que estarão em campo, a grande expectativa está por mais um capítulo do embate entre “aluno e professor”. Disney+ e ESPN transmitem.
Os treinadores das duas equipes são conhecidos de longa data. Mikel Arteta foi auxiliar técnico de Pep Guardiola no City entre 2016 e 2019. A separação entre os espanhois aconteceu justamente quando ele recebeu uma “promoção”, ao receber um chamado para comandar os Gunners.
Como já era esperado, Arteta precisou de duas temporadas de adaptação à nova função . Neste período, viu os ex-companheiros de comissão seguirem com a dominância no futebol inglês. Mas a partir do momento em que “pegou o jeito da coisa”, se tornou um carro na cola de quem o lapidou.
O Arsenal vem de três campanhas muito fortes na Premier League, mas viu o sonho do título, que não vence há 21 anos, ficar no caminho por conta dos aproveitamentos quase irretocáveis de Manchester City (2x) e Liverpool. Mesmo sem a conquista, Mikel Arteta elevou o nível de competitividade do pelotão de cima da competição.
Arteta vira pedra no sapato de Guardiola
Tentar chegar ao nível de Guardiola, um dos melhores treinadores da história, é uma missão perto do impossível. Mas seu ex-auxiliar vem mostrando que está diminuindo a diferença entre eles com o passar do tempo. E isso não ficou comprovado apenas pelos títulos decididos no detalhe de duas das últimas três edições da liga, como também na mudança de retórica dos confrontos diretos.
Arteta venceu o primeiro duelo entre os dois, na semifinal da Copa da Inglaterra. Depois se viu dentro de um longo jejum contra o compatriota: foram nove partidas sem vencer, sendo derrotado em oito delas. Mas a partir de 2023, a maré virou para o aluno. Ele se tornou uma “pedra no sapato” do antigo professor, de quem não perde há cinco jogos.
Retrospecto geral de Arteta contra Guardiola
- Partidas - 14
- Aproveitamento - 36% (3V - 3E - 8D)
- Gols marcados - 15
- Gols sofridos - 25
Troca de farpas entre os treinadores
Apesar do comandante dos Gunners ter garantido que a amizade com Guardiola não seria afetada após a separação, a mesma já não é mais tão amistosa. Duas situações ocorridas no último ano comprovam isso.
Depois do empate em 2 a 2, na temporada passada, Arteta sugeriu que tinha “todas as informações” sobre o uso de “práticas obscuras” pelo City. Pep, à época, não gostou nem um pouco da declaração e cobrou explicações sobre: “Ele disse isso?”, questionou.
Já em coletiva após a vitória na estreia da Champions League, na última quinta-feira, foi a vez de Guardiola alfinetar o antigo companheiro de seleção. Perguntado sobre o alto investimento do Arsenal na última janela de transferências( 250 milhões de libras), o treinador respondeu com tom irônico:
“Quero dizer ao meu amigo, Mikel Arteta, se ele ganhar o título da Premier League… bem, será apenas por causa dos gastos, não porque ele trabalhou muito!”.
🎙️| Pep Guardiola:
— Man. City Brasil • Fan Account (@Man_City_Brasil) September 19, 2025
“Quero dizer ao meu amigo Mikel Arteta, se ele ganhar o título da Premier League, será apenas por causa dos gastos, não porque ele trabalhou muito!
Como o Liverpool! Se Arne Slot voltar a ganhar o título será porque gastou muito dinheiro este ano, certo?” pic.twitter.com/M4mquPN5zX
Guardiola tenta voltar aos trilhos no City
Apesar da grande vantagem do mais experiente no retrospecto geral do confronto, Mikel Arteta pode ao menos dizer que está com a última risada. No último encontro entre os dois, o Arsenal deu uma sapatada de 5 a 1 no City. O placar elástico diz muito sobre a última temporada de Guardiola, a sua pior em nove anos no comando da equipe.
Completando uma década de clube, ele não teve o começo de temporada dos sonhos — foi derrotado em duas das cinco primeiras partidas. No entanto, espera que possa retomar o caminho dos títulos com os reforços que recebeu e, claro, com o retorno fundamental de Rodri.
Arteta espera subir um degrau na carreira
O desempenho do Arsenal com Arteta vem subindo no decorrer dos anos. Mas ainda falta um degrau para ele atingir definitivamente um outro patamar: o título da Premier League. Depois de bater na trave nas últimas três edições, com a vice-liderança, a esperança é que enfim chegue à tão almejada conquista.
Com as chegadas de peso de Eze, Gyokeres e Zubimendi, o treinador pode dizer que enfim tem todas as lacunas do elenco bem preenchidas. Agora cabe a ele saber usar as muitas peças que tem à disposição para levantar o troféu da competição ao final dela.
Stronger together. The Arsenal ✊ pic.twitter.com/OJU2SBhhJB
— Arsenal (@Arsenal) September 18, 2025