
O Pafos FC, do Chipre, é uma das principais surpresas na fase de liga da UEFA Champions League 2025-2026. Depois de eliminar equipes tradicionais na fase classificatória — com brasileiros em alta — a equipe recolocou o pequeno país no mapa do futebol europeu.
Na estreia, o Pafos vai cruzar 800km do Mediterrâneo para pegar o Olympiacos, do magnata Evangelos Marinakis. A partida no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, será às 13h45 (de Brasília). TNT e HBO Max transmitem ao vivo.
O Pafos FC foi fundado apenas em 2014, com a fusão entre dois clubes do distrito com o mesmo nome. Na temporada passada, ganhou o campeonato nacional pela primeira vez, garantindo o direito de disputar a fase pré-classificatória. Um time cipriota não chegava à mais cobiçada competição de clubes desde 2017.
“Meio-time” de jogadores brasileiros no Pafos
Na campanha histórica durante a fase classificatória, o Pafos contou com o lateral Bruno Felipe e outros três brasileiros, contratados logo no início desta temporada: o zagueiro Pedrão (Cruzeiro), além dos atacantes Anderson Silva (ex-Guarani) e Jajá (ex-Cruzeiro e Athletico-PR).
Em agosto, o Pafos ainda anunciou a contratação do experiente zagueiro David Luiz que, assim como o pequeno país, volta à Champions depois de oito temporadas. O ídolo brasileiro tem 54 jogos disputados na competição e ganhou o título na temporada 2011-2012, pelo Chelsea.
De onde é o Pafos FC?
O Chipre é um país de 1,3 milhões de habitantes, que ocupa uma grande ilha no extremo leste do Mar Mediterrâneo. Está localizado no Oriente Médio, mas pertence à União Europeia desde 2004.
Pafos, uma cidade turística de 36 mil habitantes, é a menor cidade-sede na atual edição da Champions League.
Caminho do Pafos para a Champions
Uma vitória fora e um empate contra o tradicional Estrela Vermelha, da Sérvia, campeão da Champions em 1991, garantiram a classificação do Pafos para a Champions League. Antes disso, o Pafos já havia eliminado o tradicional Dinamo de Kiev, dono de duas Taças da UEFA (atual Europa League).
Jajá foi o herói da classificação, entrando no segundo tempo para marcar um gol “mitológico”, no último minuto.
História do Chipre na Champions
Em 2008, o Anorthosis (2008-2009), do atacante Sávio (ex-Flamengo), garantiu a primeira vitória de um time do Chipre na UEFA Champions League.
A melhor campanha de um clube cipriota na história da competição foi do APOEL. Quatro vezes classificado para a fase de grupos, o time da capital chegou às quartas de final na temporada 2011/2012.
