Mourinho de volta ao Benfica após 25 anos: negociação avançada

Técnico português está em negociação avançada com os Encarnados, onde iniciou na carreira em 2000; Bruno Lage foi demitido

O último clube de José Mourinho foi o Fenerbahçe
Foto: Reprodução/X do Fenerbahçe
O último clube de José Mourinho foi o Fenerbahçe

Quatro dias depois de assistir a um jogo no Porto, clube em que fez história no início de sua carreira de treinador, José Mourinho está próximo do arquirrival, o Benfica . A informação da negociação em estágio avançado foi publicada na madrugada desta quarta-feira (17) pelo especialista em mercado da bola Fabrizio Romano.


Foi nos Encarnados que Mourinho deu pontapé à carreira de técnico, quando, em 2000, dirigiu o clube como interino após a demissão do então treinador Jupp Heynckes. O “Special One” — como Mourinho é chamado na Inglaterra — dirigiu o clube por três meses.

Demissão de Bruno Lage

Mourinho substituiria Bruno Lage — ex-técnico do Botafogo —, que nesta terça-feira comandou o Benfica na derrota por 3 a 2 para o Qarabag, do Azerbaijão, em sua estreia na fase de liga da Champions League. Em pleno Estádio da Luz, em Lisboa, o time abriu 2 a 0 no placar e sofreu uma virada a quatro minutos do fim.

Na última sexta-feira, pelo campeonato português, o time sofreu um empate (1 a 1) no último minuto do Santa Clara após atuar com um jogador a menos desde os 38 minutos da primeira etapa. A partida também foi realizada no Estádio da Luz.

A curiosa declaração de Lage nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (17), à porta do centro de treinamento do Benfica, Lage deu uma declaração curiosa aos jornalistas . Embora não tenha confirmado que Mourinho será seu sucessor, ele analisou a chegada do veterano português.


“Ele (Mourinho) é um homem que conhece muito bem o Benfica. Curiosamente jogou três vezes contra essa equipe. Elogiou muitas vezes o plantel, que eu era um homem feliz pelas opções que tinha. Certamente ele vai ser ainda mais feliz com (Georgiy) Sudakov e Dodi (Lukebakio) a chegar para ajudar”, disse Lage aos jornalistas, citando duas contratações recentes do Benfica.


Trajetória de Mourinho

José Mourinho, de 62 anos, deixou recentemente o Fenerbahçe, onde foi demitidio após ser eliminado justamente pelo Benfica de Lage na pré-Champions . O resultadou que deixou o clube turco fora da fase de liga da competição.

Nascido em Setúbal, zona metropolitana de Lisboa, ele tem também passagem pelo Sporting como auxiliar de Bobby Robson, mas é ligado ao Porto, onde acompanhou o técnico inglês e deu início a uma brilhante carreira. Nos Dragões, ele levantou uma Champions League e uma Liga Europa (então Copa UEFA).

No currículo do treinador estão duas Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Conference. Antes do Porto, ele treinou o União de Leiria. Ao sair de Portugal, ele passou quase sempre com sucesso por Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Tottenham Hotspur, Roma e Fenerbahçe.