
O Bodo/Glimt, da Noruega, chega pela primeira vez à fase de grupos da Champions League na temporada 2025/2026. Nesse antigo e modesto clube do Círculo Polar Ártico, filho, pai e avô constroem um legado, jogando pelo clube há mais de 50 anos.
A estreia será contra o Slavia Praga x Bodo/Glimt, nesta quarta-feira (17), às 13h45 (horário de Brasília). A HBO Max transmite ao vivo.
De onde é o Bodo/Glimt?
Bodo é uma cidade de apenas 53 mil habitantes, na Noruega, que fica a 800km ao norte da capital Oslo. A região é conhecida pelas magníficas paisagens dos fiordes e espetáculos naturais da Aurora Boreal, principalmente no Outono e na Primavera.
Em 1948, o nome da cidade foi agregado ao Glimt — nome original do clube e que significa flash ou clarão em Norueguês.
Sol da meia-noite
No auge do Verão, o sol brilha 24 horas por dia em Bodo — fenômeno conhecido como "sol da meia-noite" —, elevando a temperatura até os 15° C. Já no Inverno, têm dias que o sol nem aparece e a média fica sempre abaixo de zero grau.
"O legado Berg" no Bodo/Glimt
O Bodo/Glimt é um clube centenário, que começou a dominar o campeonato norueguês nesta década, com quatro títulos nacionais, depois de uma “seca” de mais de 100 anos.
O principal jogador é Patrick Berg, da seleção da Noruega. O meia de 27 anos nasceu na própria cidade de Bodo e o legado da sua família se confunde com a história do clube.
O seu pai, Orjan Berg, defendeu a seleção há 20 anos e jogou pelo Glimt, além de disputar seis edições da Champions League pelo Rosenborg, último time do país a disputar a competição. Hoje, Orjan Berg é o diretor esportivo do clube representado pelo filho.
Assim, como Patrick e o pai, seu avô Harald Berg também representou o sobrenome jogando pelo Bodo/Glimt e vestindo a camisa da seleção da Noruega. O mesmo caminho foi seguido pelos seus tios, Arild e Runar Berg.
Na última temporada, o clube já surpreendeu e chegou à semifinal da Europa League, eliminando Olympiacos e Lazio, mas caiu com duas derrotas para o Tottenham.
O Spurs voltará a visitar Bodo, na segunda rodada da fase de liga da Champions. O estreante norueguês também enfrentará outros adversários de peso como Manchester City, Juventus e Atlético de Madri.
Serão ótimas oportunidades para o Bodo/Glimt encantar a Europa e o mundo, além de contar a história da família Berg.
