Os tricampeões Flamengo , Palmeiras e São Paulo lutam para definir qual será a primeira torcida do Brasil a soltar o grito de tetra da Libertadores . Grêmio e Santos são outros brasileiros tricampeões que estão fora da disputa deste ano e podem “secar” os rivais. Vale lembrar que apenas clubes do Brasil levantaram a taça nos últimos seis anos, em todas as finais com jogo único.
Os gigantes brasileiros têm a chance de alcançar os dois únicos tetracampeões da América: Estudiantes, adversário do Flamengo nas quartas de final, e River Plate, rival do Palmeiras. Portanto, os clubes argentinos ainda estão vivos na busca pelo pentacampeonato.
No ranking de títulos, o novo tetra se aproximaria dos maiores campeões: Independiente (com 7 títulos), Boca Juniors (6) e Peñarol, do Uruguai (5).
Final histórica
De acordo com o chaveamento, Palmeiras ou São Paulo podem decidir a hegemonia na final de 2025 contra o Flamengo. Essa poderia ser considerada a maior final brasileira da história da competição.
Um dos brasileiros também pode enfrentar um tetra na decisão, em Lima, no Peru: Palmeiras/São Paulo x Estudiantes ou Flamengo x River Plate — no mesmo local da decisão de 2019. Além da “glória eterna”, caberia ao finalista do Brasil impedir mais um penta da Argentina, como o Flamengo já fez, na virada histórica sobre o River.
Brasileiros tricampeões da Libertadores
O primeiro tricampeonato veio com o São Paulo, do capitão Rogério Ceni, em 2005. Nos últimos 14 anos, outros quatro clubes brasileiros se juntaram ao grupo. Foi assim com o Santos de Neymar e Muricy Ramalho em 2011, quase 50 anos depois de se sagrar bicampeão na era Pelé.
Em 2017, foi a vez do técnico Renato Gaúcho, campeão pelo Grêmio como jogador em 1983, levar o clube do Rio Grande do Sul ao terceiro título continental.
Mas foi nesta década que dois campeões chegaram rapidamente ao tri. Primeiro, foi o Palmeiras, de Abel Ferreira, com os títulos consecutivos em 2020 e 2021. Em seguida foi o Flamengo, com Gabigol decisivo em 2019 e 2022.
Os brasileiros bicampeões da Libertadores da América são Cruzeiro e Inter. Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Fluminense e Vasco têm um título cada.
Quem chegou mais perto do tetra?
Até hoje, quem chegou mais próximo do sonho do tetra na Copa Libertadores foram: São Paulo, derrotado pelo Internacional na final de 2006, e Santos, que perdeu o título para o Palmeiras em 2020. O alviverde parou nas semifinais de 2022 e 2023, eliminado por Athletico e Boca Juniors. Quem também parou nos argentinos logo antes da final foi o Grêmio, em 2018.
Veja os palpites para ganhar a Libertadores 2025
Por enquanto, Flamengo e Palmeiras, nesta ordem, lideram os palpites nas casas de apostas. O São Paulo vem no segundo pelotão, muito próximo de dois argentinos: Racing e River Plate.