PSV Eindhoven e Union Saint-Gilloise fazem o primeiro confronto oficial da sua história, na estreia do campeão belga na Liga dos Campeões . O atual bicampeão holandês é superfavorito, só que o “estranho vizinho”, que atropelou todos os grandes do seu país, pode surpreender.
A sede dos clubes fica a apenas 140km de distância uma da outra — ambas na região econômica conhecida como Benelux — sigla formada pelas primeiras sílabas de Bélgica, Holanda e Luxemburgo, em Inglês.
Horário: nesta terça (16) às 13h45 (hora de Brasília)
Onde assistir: transmissão ao vivo pelo Space e HBO Max.
Estreia do "USG" na Champions
O Royale Union Saint-Gilloise — mais conhecido como Union Saint-Gilloise ou apenas Union — joga a Champions League pela primeira vez . O nome remete ao município de Saint-Gilles, uma badalada localidade na região metropolitana de Bruxelas, capital da Bélgica.
Comandado pelo jovem treinador Sébastien Pocognoli, o Union se sagrou campeão belga de 2024/25, depois de 90 anos, com uma fase final quase perfeita. Mas o clube, fundado em 1897, já havia ganhado outros 10 títulos nacionais no início do século passado.
Os destaques do Union Saint-Gilloise (se diz algo como "san giloàze", em Francês) são o meia equatoriano Kevin Rodríguez e o atacante canadense Promise David. Mas o Union não vai contar com o artilheiro austríaco Raul Florucz, suspenso.
PSV tem jogadores conhecidos
O PSV Eindhoven é o atual bicampeão holandês e vice-líder da temporada 2025/26. O segundo maior campeão da Holanda, por onde já passaram Romário, Ronaldo Fenômeno e tantos outros, dispensa grandes apresentações para os brasileiros.
O time conta com jogadores conhecidos como o lateral Sergiño Dest (ex-Barcelona) e o experiente atacante Perisic, vice-campeão mundial com a Croácia, eliminando o Brasil em 2018. Único brasileiro do elenco atual, o lateral Mauro Júnior, lesionado, está fora da estreia.
O PSV chegou à fase de mata-mata da Champions nas últimas duas edições, mas o seu melhor resultado foi em 2005, quando o time de Gomes, Alex e Leandro Bonfim chegou às semifinais.
Prováveis escalações:
PSV Eindhoven:
Kovár, Sergiño Dest, Flamingo, Schouten e Sildillia; Saibari, Til e Veerman; Perisic, Pepi e Ruben Van Bommel.
Union Saint-Gilloise: Scherpen, Sykes, Leysen e Burgess (Mac Allister); Khalaili, Rasmussen, Zorgane e Niang; Promise David, El Hadj e Kevin Rodríguez.