A vitória do Cruzeiro
sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, nesta segunda-feira (15), deu exata medida do tamanho de Gabigol
. Acostumado a ser protagonista no futebol brasileiro, ele tem um papel secundário na equipe mineira, mas, ao marcar o gol decisivo da partida, que garantiu os três pontos aos 41 do segundo tempo, trouxe para si todas as atenções.
Gabigol não marcava desde 20 de julho, na vitória do Cruzeiro por 4 a 0 sobre o Juventude, quando balançou as redes duas vezes. Aquela foi também a última vez em que entrou em campo como titular. Pelo clube mineiro, ele tem 35 jogos (18 de titular) e 12 gols, cinco deles no Brasileirão.
Durante entrevista ainda no gramado à equipe do Sportv, Gabigol falou em um tom que pode ser compreendido como uma possível despedida do Cruzeiro. Ele tem contrato com a Raposa até dezembro de 2028.
“A gente tem tido uma relação incrível, o Cruzeiro tem tido um ano maravilhoso e em dezembro a gente vai voltar a conversar ”, disse o atacante, deixando dúvidas sobre sua permanência em Belo Horizonte.
Busca de minutos
Antes da declaração sobre as conversas no fim do ano, Gabigol ressaltou que o elenco do Cruzeiro é cheio de opções e classificou seu trabalho como uma luta por minutos dentro de campo.
“(O Cruzeiro) tem se reforçado bastante. Chegaram jogadores com outras características”, ressaltou. “A gente vem trabalhando bastante, buscando minutos . É claro que todo mundo quer jogar, mas trabalhando a gente vai conseguir ter mais minutos e ajudar o time.”
Gabigol reforçou que Leonardo Jardim sabe do seu esforço por mais tempo no time:
“Eu tiro muitas dúvidas com ele. É claro que a gente conversa bastante. Eu busco minutos, ele sabe disso .”
O golaço: 31,6 metros de distância e 1% de acerto
O gol que desempatou a partida para o Cruzeiro saiu de um chute a 31,6 metros do gol . De acordo com a Opta, a finalização tinha “xG” — ou seja, expectativa de que terminasse em gol — 0.01, o que corresponde a 1% de probabilidade de balançar as redes . O goleiro Ronaldo, do Bahia, não evitou o gol em uma bola que parecia defensável.
Jean Lucas abriu o placar do jogo para o Bahia aos 21 minutos do segundo tempo. O colombiano Luis Sinisterra empatou aos 32 e Gabigol fez a virada aos 41.
Vice-liderança
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 47 pontos e superou os 46 do Palmeiras, mas o time mineiro realizou duas partidas a mais (23 x 21). O Flamengo é líder com 50 pontos em 22 jogos. O Bahia é quinto colocado com 36 pontos em 21 partidas.