Bahia e Cruzeiro vinham fazendo uma temporada bem similar até o último meio de semana, com campanhas próximas no Brasileirão e eliminações precoces nos torneios sul-americanos. Mas os desfechos opostos nas quartas de final da Copa do Brasil deram outra cara para o confronto que acontece nesta segunda-feira (15), às 20h, na Arena Fonte Nova. Sportv e Premiere transmitem.
O tricolor baiano esteve próximo de chegar à primeira semifinal da sua história na competição. Tudo acabou indo por água abaixo com uma derrota de 2 a 0 para o Fluminense que deixou uma pulga atrás na orelha do torcedor. Nem a vantagem de um gol, obtida no jogo de ida, foi o suficiente para chegar à classificação.
Já do lado da Raposa, as quartas da Copa do Brasil intensificaram o clima de lua de mel entre elenco, treinador e torcida. A vitória no agregado por 4 a 0 sobre o grande rival, Atlético-MG, deu ainda mais confiança para equipe seguir na busca dos principais títulos do país.
Bahia precisa de uma resposta
Para o Bahia, o baque da última derrota não está necessariamente relacionado ao resultado. O que gerou um maior incômodo foi a postura em campo durante o segundo confronto. Irreconhecível, a equipe de Rogério Ceni sequer fez o goleiro adversário sujar o uniforme. E o treinador detonou a atuação de seus comandados:
“Lutamos pouco, não tivemos nem competitividades, que é o mínimo que se espera em uma competição de mata-mata. Perder é parte do jogo, mas hoje nos faltou bastante. Não tenho como explicar essa mudança tão drástica dentro de campo. Não é isso que a gente prega.”
Agora a única competição que restou é o Brasileiro. Apesar de ver a briga pelo título longe — o líder Flamengo está 11 pontos na frente — ainda há pelo que lutar: a vaga direta para fase de grupos da Libertadores do ano que vem.
Cruzeiro no ritmo do artilheiro
O bom momento do Cruzeiro é fruto de um belo trabalho de Leonardo Jardim. Treinador com muita bagagem, ele colocou a equipe no eixo e potencializou as peças que tem à disposição. Uma em específico atingiu o ápice da ainda curta carreira: Kaio Jorge .
É impossível falar da Raposa de 2025 sem citar a importância do centroavante. Já são 20 gols marcados na temporada, sendo 15 deles pelo Brasileiro, competição da qual é o atual artilheiro isolado. De não titular absoluto com Diniz a peça chave do esquema de Jardim, Kaio revelou já imaginar que teria muita liga com seu atual comandante:
“Então, quando eu soube que o professor Jardim viria para o Cruzeiro, eu comecei a procurar um pouco do estilo de jogo dele e já fiquei bem feliz porque é um treinador que gosta de jogar para frente, é um treinador que deixa o ataque ali bem solto, bem móvel e é como eu me sinto melhor para jogar e o estilo de jogo dele me favorece.”
Campeonato Brasileiro 2025: 23ª rodada
Bahia x Cruzeiro
- Data: 15/09/2025
- Horário: 20h (de Brasília)
- Local: Fonte Nova, Salvador
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
- Transmissão: Sportv e Premiere
Prováveis escalações
- Bahia : Ronaldo (João Paulo), Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky, Cauly (Rodrigo Nestor) e Willian José. Técnico : Rogério Ceni.
- Cruzeiro : Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico : Leonardo Jardim.