
Apesar das equipes estarem em fases turbulentas, a partida entre Atlético-MG e Santos é promessa de um grande jogo.
Os holofotes do jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, estão todos apontados em dois craques: Hulk e Neymar . O embate entre eles acontece neste domingo (14), às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV.
Esperava-se que, por ter esses dois jogadores extraclasse, as equipes estariam na parte de cima da tabela.
A realidade, entretanto, é bem distinta. Apenas dois pontos separam o Galo do Peixe — mineiros têm uma partida a menos — e ambos estão na briga contra o rebaixamento.
Craques com caminhos opostos no futebol brasileiro
As grandes referências técnicas de cada equipe não ganharam esse status à toa. São dois atletas que têm história com a camisa da seleção brasileira, tendo inclusive conquistado a Copa das Confederações de 2013 juntos, e passagens de sucesso pelo futebol europeu — guardada as devidas proporções.
Ambos são considerados grandes ídolos dos clubes em que atualmente estão. O interessante é que seguiram caminhos inversos até ganharem este reconhecimento.
Neymar é um menino da vila. Ele conseguiu superar as altas expectativas dos tempos de base e teve uma primeira passagem histórica pelo Santos: participou diretamente de 196 gols (133G e 63A) e foi o grande nome dos títulos da Libertadores (2011), Copa do Brasil (2010), Recopa Sul-Americana (2012) e Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012).
Após mais de quatro anos no profissional do Peixe, foi vendido por 88 milhões de euros ao Barcelona . Por lá, viveu o grande auge da carreira e chegou a ser eleito o terceiro melhor do mundo — em 2015. Foi a partir da ida ao PSG que as coisas começaram a desandar para o craque, que sofreu com as muitas lesões desde então, sendo este o grande motivo para seu retorno “precoce” ao futebol brasileiro.
O caminho traçado por Hulk é bem diferente. Ele só atuou duas vezes como profissional no Vitória, clube que o revelou, antes de deixar o país. Após passagem de sucesso pelo Japão, foi contratado pelo Porto, onde se tornou ídolo da torcida. Devido aos caminhões de dinheiro oferecidos, o atacante ainda se transferiu para o futebol russo ( Zenit ) e chinês ( Shanghai SIPG ).
Foi apenas depois de 16 anos que Hulk resolveu voltar ao Brasil. O destino foi a cidade do Galo. Colocou seu nome na história do Atlético-MG logo no primeiro ano (2021), sendo o grande nome dos títulos do Brasileiro e Copa do Brasil. Mesmo sem ter mais conquistas de expressão, desde então, aumentou ainda mais o prestígio com a torcida, sendo considerado por muitos como o maior da história do clube.
Pupilos de Bielsa à beira do campo
Os dois craques esperam retomar os melhores momentos com a camisa de seus clubes, agora sob novo comando. Os argentinos Sampaoli e Vojvoda vão apenas para a segunda partida à frente de Atlético-MG e Santos — respectivamente. Essas não são as únicas semelhanças entre eles.
Os treinadores são considerados “pupilos” de Marcelo Bielsa. Apesar de nunca terem trabalhado juntos com o atual comandante da seleção uruguaia, tem na figura dele como uma grande referência.
Campeonato Brasileiro 2025
Atlético-MG x Santos
- Data: 14/09/2025
- Horário: 16h
- Estádio: Arena MRV
- Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Transmissão: Premiere
Prováveis escalações
Atlético-MG: Everson; Natanael (Gabriel Menino), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Alan Franco), Alexsander e Gustavo Scarpa; Rony, Hulk e Cuello. Técnico: Jorge Sampaoli.
Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón (João Schmidt), Zé Rafael (Gabriel Bontempo) e Neymar; Caballero, Guilherme e Tiquinho Soares (Lautaro Díaz). Técnico: Vojvoda.