O Brasil tem provavelmente a melhor representação na Copa Davis desde os tempos de Guga Kuerten . É sob comando do jovem prodígio, João Fonseca (42º no ranking), que a equipe tenta recuperar parte do respeito dentro da competição mais tradicional do tênis — começou a ser disputada em 1900. Para isso, vai precisar derrotar a anfitriã Grécia neste sábado (12) e domingo (13), na capital Atenas, para se classificar à primeira rodada dos Qualifiers de 2026. A CazéTV transmite ao vivo.
Além de Fonseca, de 19 anos, outros quatro atletas foram convocados para o torneio: Thiago Wild (25 anos, 146º do mundo), Matheus Pucinelli (24 anos, 282º), Rafael Matos (29 anos, 49º no ranking de duplas) e Marcelo Melo (41 anos, 52º no ranking de duplas). A tendência é que os dois últimos façam o jogo de duplas do confronto.
A torcida grega não será o único desafio que o time brasileiro terá pela frente. O adversário tem à disposição um grande nome da modalidade nos últimos anos: Stefanos Tsitsipas, ex-top 10 e atual número 27 do ranking.
Formato de disputa da Davis
A disputa na Copa Davis é feita em melhor de cinco jogos. No primeiro dia, duas partidas de simples. Já no segundo, a rodada começa com um jogo de duplas, e seguida estão previstos mais dois duelos de simples, que acontecem apenas na necessidade de desempatar o confronto. João Fonseca e Thiago Wild, respectivamente, foram os escolhidos para assumirem essa missão.
“É um sentimento muito especial representar o Brasil na Copa Davis. Gosto muito do ambiente, da equipe e da atmosfera da semana", disse Wild.
"Como eu já esperava, a cada dia que vamos treinando, vamos adaptando mais as condições" afirmou Jaime Oncins, capitão do Time Brasil.
Esta é a primeira etapa para o Brasil voltar à elite da competição . O país que já foi semifinalista em quatro oportunidades (1966, 1971, 1992 e 2000) espera voltar para fase de grupos. Ano passado foi a primeira vez que disputou no atual formato.
É a segunda vez que as equipes se enfrentam. Em 1963, José-Edison Mandarino e Ronald Barnes derrotaram os gregos por 3 a 2.
Brasil x Grécia na Copa Davis 2025: onde assistir, confrontos e horários
13/9 (sábado)
- 12h - João Fonseca x Stefanos Sakallaridis
- Em seguida - Thiago Wild x Stefanos Tsitsipas
14/9 (domingo)
- 11h - Rafael Matos/Marcelo Melo x Stefanos Tsitsipas/Petros Tsitsipas
- Em seguida - João Fonseca x Stefanos Tsitsipas
- Em seguida - Thiago Wild x Stefanos Sakallaridis
Onde assistir: CazéTV