Grand Willy no SP Open: jogada de Bia Haddad repercute nas redes

A tenista brasileira Bia Haddad Maia levantou a torcida com um show de improviso e ousadia no SP Open.

Bia Haddad Maia executa golpe incrível no WTA 250 de São Paulo
Foto: Reprodução Instagram/@WTA
Bia Haddad Maia executa golpe incrível no WTA 250 de São Paulo

Na vitória contundente sobre a italiana Miriana Tona, por duplo 6/1, na estreia no aberto de São Paulo da WTA, Bia Haddad Maia executou um golpe sensacional, cheio de improviso e ousadia, conhecido como "Grand Willy".

A jogada emblemática por baixo das pernas da "rainha Bia" — como foi chamada pelo perfil da WTA no Instagram — levantou os torcedores brasileiros e impressionou até o narrador oficial, que definiu bem o lance: “Showtime em São Paulo”.

Vale a pena ver e rever muitas vezes.


O que é um Grand Willy?

Nesta jogada incrível, o tenista está de costas para a rede e por isso joga a bola entre as pernas. Apesar do nome em Inglês, a jogada é uma homenagem à lenda do tênis argentino Guillermo Villas, número 2 do mundo no início dos anos 70 e que venceu quatro torneios do Grand Slam.

A jogada de alto risco costuma ser utilizada apenas em último recurso, geralmente quando o atleta leva um lob agressivo do seu oponente.

Um dos golpes mais famosos deste estilo foi aplicado por Roger Federer para cima de Novak Djokovic na semifinal do US Open de 2019. O suíço ainda conseguiu um winner, em um momento crucial do terceiro set.

A própria Bia Haddad já havia acertado a manobra em pleno Aberto dos EUA, na primeira rodada de 2023, mas acabou perdendo o ponto diante de Sloane Stephens.

Próximo jogo

Bia Haddad vai enfrentar Laura Pigossi na disputa entre as brasileiras por uma vaga nas quartas de final do SP Open 250.