Arrascaeta com a camisa alternativa do Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo
Arrascaeta com a camisa alternativa do Flamengo

Rasguem os estatutos das nossas instituições centenárias! As camisas alternativas estão chegando!

Os anúncios de camisas alternativas —  Camisa 3, III ou até mesmo “third” — bem que poderiam ser assim. Cada vez mais em alta, seja entre amantes de futebol ou entre quem quer viver o hype, essas camisas são peças centrais do marketing dos clubes e costumam dividir alas tradicionalistas e os mais moderninhos.

Há clubes que têm dificuldade para sair das cores oficiais e do lugar comum. Outros ousam e apostam no psicodélico e “diferentão”. E também tem sempre aquele meio “geek” que faz referência ao saudoso time de 1949 na inesquecível turnê obscura pelo Caribe.

Veja abaixo um compilado de camisas lançadas pelos clubes da Série A em 2025.

Corinthians

O Corinthians lançou no fim de setembro uma aguardada camisa que retoma a Total 90, linha icônica que vestiu a seleção brasileira em 2005 — no time de Ronaldinho Gaúcho e Adriano que venceu a Copa das Confederações. A nova camisa preta com detalhes laranja traz elementos nostálgicos e aposta em tecnologia de ponta e materiais sustentáveis.

Cruzeiro

Também no fim de setembro foi a vez do Cruzeiro lançar sua camisa 3, que também é azul, mas em um tom mais claro. O uniforme tem detalhes em dourado, uma homenagem ao Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais.

Sport Recife

No fim do mês de setembro, o Sport lançou seu novo uniforme 3 inspirado na bandeira da cidade. A camisa tem duas tonalidades de azul, patch com o brasão recifense estilizado, o ano de fundação da capital (1537) e o lema “Virtus et Fides” na gola, reforçando a identidade entre clube e cidade.

Grêmio

Atletas do Grêmio com a nova camisa 3 do clube
Cássio Caberlon/C2 Content
Atletas do Grêmio com a nova camisa 3 do clube


Em 12 de setembro, o Grêmio lançou seu terceiro uniforme, que, segundo o clube, "as raízes do Tricolor junto ao Pampa Gaúcho e traz uma mensagem sobre a preservação da fauna e flora regional". A camisa em azul marinho tem detalhes em dourado e estampas de animais e vegetação do Pampa.

Internacional

Paulo César Carpegiani com a nova camisa
Paulo César Carpegiani com a nova camisa "all black" do Internacional
Paulo César Carpegiani com a nova camisa "all black" do Internacional

Lançada nesta quarta-feira (10), a camisa foi apresentada por Paulo César Carpegiani e faz menção ao título brasileiro de 1975, vencido pelo Colorado. Segue a linha “all black” e tem grafismos com a escrita “1975”. E boa sorte para quem tentar ver algo além de uma camisa preta nesta fotografia!

Quarta camisa do Internacional faz referência ao Outubro Rosa
Divulgação/SC Internacional
Quarta camisa do Internacional faz referência ao Outubro Rosa

Ainda em 2025, o clube lançou mais uma camisa, dessa vez em homenagem à campanha Outubro Rosa, em referência ao mês da conscientização da prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Palmeiras

Marcos com a camisa do Palmeiras que homenageia brincadeira da torcida
Divulgação/Palmeiras
Marcos com a camisa do Palmeiras que homenageia brincadeira da torcida

inspiração dessa camisa é a própria torcida do Palmeiras . Quem acompanha os jogos já viu: quando o Hino Nacional é executado, os palmeirenses cantam "Palmeiras, meu Palmeiras" por cima da melodia. A brincadeira levou o clube a fazer uma terceira camisa com as cores da Amarelinha. Há também uma referência ao uniforme usado em um amistoso contra o Uruguai em 1965, quando o Palmeiras representou seleção brasileira.

Flamengo

O rubro-negro lançou mão do "off-white" nessa linha. Sim, um branco meio vintage difícil de explicar, mas que está na moda. Nesse caso, a coleção é inspirada nas origens do clube em 1985 e tem detalhes em dourado, preto e vermelho com textura que faz referência ao efeito do movimento dos remos na água. Não dá para negar que ficou bonita e super elegante.

Mirassol

A camisa do Mirassol inspirada no Brasil de 70 estreou no Maracanã
Pedro Zacchi/Mirassol
A camisa do Mirassol inspirada no Brasil de 70 estreou no Maracanã

Estreante na Série A, o time do interior paulista caprichou em sua camisa alternativa — que, diga-se, poderia ser a camisa 1. Confeccionada pela mesma empresa que fabricou o uniforme da seleção brasileira na icônica Copa do Mundo de 70, a camisa segue os padrões da camisa que vestiu Pelé, Gérson & cia . A estreia foi um grande acerto da turma do marketing: contra o Flamengo no Maracanã, em agosto.

São Paulo

O São Paulo lançou em agosto uma camisa que troca as cores da camisa I. Ao invés de branco, é o preto que predomina. As faixas no peito deixam de ser vermelha e preta e passam a ser vermelha e branca. É uma referência ao uniforme de Rogério Ceni na conquista do tricampeonato mundial em 2005 .

Bahia

Caio Alexandre com a camisa 3 do Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Caio Alexandre com a camisa 3 do Bahia

Batizada de Sol do Bahia e lançada também em agosto, a nova camisa alternativa exalta a energia e criatividade da estado . O vinho e os grafismos em amarelo remetem ao sol e à luz do sertão. É um acerto, cá entre nós.

Ceará

O Vozão lançou uma terceira camisa que faz releitura da peça de 1996, ano marcado pelo tetracampeonato estadual . O uniforme preto tem gola pólo, punhos elásticos e várias faixas brancas, em alusão ao modelo histórico. Só faltou mesmo o patrocínio original daquela camisa, que estampava o nome da banda Mastruz com Leite.

Bragantino

A camisa alternativa do Bragantino tem visual
Divulgação/Puma
A camisa alternativa do Bragantino tem visual "moderninho"

O Massa Bruta lançou uma terceira camisa com estampa moderna com preto, cinza, vermelho e figuras geométricas . Quem não se recorda daquela icônica camisa do Bragantino no início dos anos 90? Dessa vez, está repaginada com as novas cores do clube (e do patrocinador/investidor).

Juventude

O time de Caxias do Sul foi às raízes para buscar inspiração para sua camisa alternativa de 2025, lançada em julho passado. O escudo desta camisa aproveita as iniciais E, C e J num escudo estilizado para simbolizar três regiões da Serra Gaúcha: da Uva, das Hortênsias e os Campos de Cima da Serra . Ficou bonito!

Botafogo

Alex Telles com o uniforme 4 de 2025 do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
Alex Telles com o uniforme 4 de 2025 do Botafogo

O atual campeão brasileiro e da Libertadores é um dos raros casos de clubes que possuem três uniformes tradicionais: preto e branco, preto e branco. O “Fourth Kit” — ou quarto uniforme — é daqueles que dividem opiniões. Inspirado na cultura urbana, o modelo é "grafitado" . É o famoso uniforme “diferentão” que agrada jovens, mas causa verdadeira ojeriza nos mais conservadores. 

Atlético Mineiro

Camisa 3 do Atlético Mineiro
DIVULGAÇÃO/ATLÉTICO
Camisa 3 do Atlético Mineiro

O Galo apresentou em agosto uma terceira camisa que aposta na simbologia do próprio mascote. Predominantemente preta, a peça é inspirada nas penas de um galo, com detalhes em cobre nas laterais. A campanha foi curiosamente batizada como “ Galo Ninja ”. 

Vitória

O rubro-negro apresentou sua terceira camisa que integra a “Coleção Anos 90”, série da fornecedora que homenageia a estética da década e está presente em outros times da Série A e B. Toda preta com detalhes em vermelho, a peça tem grafismos geométricos que remetem aos uniformes dos anos 90. Quem não gosta daqueles escudos da CBF na camisa do tetra?

Fortaleza

O Leão do Pici é mais um com a vibe anos 90 no terceiro uniforme. Neste caso, a camisa é vermelha, com uma faixa azul e uma gola verde bem típica daqueles tempos. A camisa lembra muito o uniforme da Alemanha de 1992. Há também o uso do escudo histórico de 1918, em referência às cores da bandeira francesa.

Santos

Neymar com o uniforme 3 do Santos, inspirado no uniforme que ele vestiu em 2012
Raul Baretta/Santos FC
Neymar com o uniforme 3 do Santos, inspirado no uniforme que ele vestiu em 2012

O Peixe lançou em maio uma terceira camisa em homenagem a... Neymar, que retornou ao clube nesta temporada. O modelo resgata o tom azul turquesa usado em 2012 e traz detalhes que remetem a um uniforme que marcou a primeira passagem do craque pela Vila Belmiro.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes