Botafogo e Vasco decidem a vaga na semifinal da Copa do Brasil nesta quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos. Dentro das expectativas de cada um, os dois cariocas vivem uma temporada abaixo do esperado. É neste contexto que a competição ganhou um tom de “última esperança” para trazer alegria aos seus torcedores.
O Glorioso entrou em 2025 como postulante ao título de todas as competições. Mas o planejamento confuso da SAF, que contou com muitas mudanças, culminou em meses de mais decepções que alegrias: sequer esteve entre os quatro melhores do Carioca, perdeu a final da Recopa, caiu nas oitavas da Libertadores e do Mundial de Clubes e está distante do pelotão da frente no Brasileiro. Resta o torneio de mata-mata nacional para levantar uma taça.
Já o Vasco foi para atual temporada com a esperança de alcançar vôos maiores. Não à toa, o presidente Pedrinho afirmou que o elenco do Vasco estava entre os oito melhores do país. Mas a briga da equipe, neste momento, é contra o rebaixamento na liga. A eliminação vexatória nos playoffs das oitavas da Sul-Americana colocou ainda mais pressão por uma campanha ao menos digna na Copa do Brasil.
Frustração botafoguense
O Botafogo chegou para 2025 com a moral lá no alto. Atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, os botafoguenses estavam muito confiantes na continuidade do sucesso. Mas a equipe histórica que conquistou os dois títulos se desmoronou em questão de meses. Dos titulares, restaram apenas cinco — Bastos atuou em apenas uma partida.
As mudanças não se limitaram aos atletas, já que Artur Jorge deixou o clube ao fim da temporada. Desde então, passaram pelo comando do time Renato Paiva (demitido em julho) e Davide Ancelotti (atual).
O filho do técnico da seleção brasileira teve um bom início. A inesperada eliminação para LDU na Libertadores, entretanto, deixou boa parte dos torcedores sob desconfiança. O italiano vem de dois bons resultados no Brasileiro, o que aliviou um pouco a pressão nas suas costas. Mesmo assim, ele sabe que a classificação na Copa do Brasil é essencial para o andamento do trabalho.
Últimos 5 jogos do Botafogo
- Botafogo 4 x 1 Bragantino - Brasileiro
- Vasco 1 x 1 Botafogo - Copa do Brasil
- Juventude 1 x 3 Botafogo - Brasileiro
- LDU 2 x 0 Botafogo - Libertadores
- Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Brasileiro
Vasco busca constância
É fato que evoluiu desde que Fernando Diniz assumiu o comando, em maio. Mas o Vasco ainda sofre da inconstância excessiva na sequência de jogos. A equipe é capaz de ter grandes atuações, como na goleada histórica para cima do Santos e nas vitórias com propriedade sobre São Paulo e Fortaleza, e ao mesmo tempo diversos momentos de “apagão”, como nas derrotas para o Juventude e Independiente Del Valle .
Para tentar atingir esta estabilidade, o clube foi ao mercado e trouxe reforços para Diniz seguir tentando implementar sua ideia de jogo: Robert Renan, Matheus França, Carlos Cuesta, Thiago Mendes e André Gomez chegaram na janela do meio do ano. A má notícia é que apenas os dois últimos estão disponíveis para o clássico — não deu tempo de inscrever os outros a tempo das quartas de final.
Uma classificação contra o rival estadual pode significar uma nova etapa do clube na temporada. Enquanto tenta se afastar da Série B, o Vasco ainda nutre esperanças de voltar a comemorar uma conquista de expressão. A última vez foi na Copa do Brasil de 2011, e o torneio segue sendo o mais acessível para o clube voltar ao caminho das grandes taças.
Últimos 5 jogos do Vasco
- Sport 2 x 3 Vasco - Brasileiro
- Vasco 1 x 1 Botafogo - Copa do Brasil
- Vasco 2 x 3 Corinthians - Brasileiro
- Juventude 2 x 0 Vasco - Brasileiro
- Santos 0 x 6 Vasco - Brasileiro
Copa do Brasil 2025: Quartas de final (jogo de volta)
Botafogo x Vasco
- Estádio: Nilton Santos
- Horário: 21h30
- Arbitragem: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
- Transmissão: SporTV, Premiere e Prime Video (streaming)
Prováveis escalações
- Botafogo: Neto, Mateo Ponte (Vitinho), Barboza, Kaio Pantaleão e Alex Telles; Marlon Freitas, Danilo, Montoro, Savarino e Artur; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
- Vasco: Léo Jardim, Lucas Piton, Lucas Freitas, Hugo Moura e Pumita; Matheus Carvalho, Cauan Barros, Nuno Moreira, Philippe Coutinho e Rayan; Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.