Quarta colocada do ranking de seleções da Fifa, a Inglaterra conta com um elenco recheado de jogadores jovens talentosos, como o meia Cole Palmer, e nomes veteranos, como o atacante Harry Kane . Não à toa, o English Team faz uma campanha segura e vistosa no Grupo K das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
No entanto, o técnico Thomas Tuchel e seus jogadores passam por uma certa instabilidade dentro das quatro linhas. Diante de Andorra, fora de casa, em 7 de junho, os ingleses ganharam apenas de 1 a 0, o que gerou críticas por parte da imprensa local e dos torcedores por conta do futebol pobre apresentado.
Três dias depois, eles perderam de virada por 3 a 1 para Senegal, em amistoso disputado no Estádio City Ground — casa do Nottingham Forest. A partida entrou para a história, já que foi a primeira derrota da Inglaterra para um país africano, quebrando a invencibilidade de 22 jogos.
Tuchel critica Bellingham, astro do "English Team"
Thomas Tuchel criticou a atitude do meia Jude Bellingham, do Real Madrid, que chutou a bola para longe e correu em direção ao árbitro depois que teve um gol anulado contra os senegaleses. Se o gol fosse validado, este seria o empate do time mandante.
“Ele tem a garra. Não quero diminuir isso. Ele deveria jogar com essa garra, essa é a força dele. Mas essa garra também traz consigo alguns atributos que podem intimidar, talvez até como companheiro de equipe”, analisou Tuchel em entrevista ao portal de notícias TalkSport.
O treinador também não escondeu a sua total frustração com o recente tropeço, mesmo a partida não valendo três pontos.
“Falta entusiasmo e alegria de forma constante no nível internacional. Isso tem muito a ver com as conexões dentro do grupo e com o prazer de jogar juntos. Será que é uma questão cultural? Senegal jogou para fazer história. Nós teríamos comemorado da mesma forma se tivéssemos vencido? Acho que não”, concluiu.
Alexander-Arnold de fora da convocação
É com este clima de pressão que a Inglaterra volta a campo neste sábado (6), às 13h (horário de Brasília), no Villa Park, em Birmingham, para encarar Andorra . O jogo vale pela quinta rodada do Grupo K das Eliminatórias. Se não bastasse o futebol ruim apresentado na última Data FIFA, uma nova polêmica tomou conta do time inglês: Tuchel não convocou o lateral-direito Alexander-Arnold .
O ex-jogador do Liverpool — titular com o antecessor Gareth Southgate— esteve presente na lista anterior do comandante alemão, mas não saiu do banco de reservas. Ele também não passa por um bom momento no Real Madrid. O meia Cole Palmer, do Chelsea, está machucado e é outro atleta que ficou de fora.
Se por um lado a nova lista contou com estas importantes ausências, por outro trouxe o retorno de Marcus Rashford, do Barcelona. Na última convocação, o atacante não havia sido lembrado.
Lista de convocados
Goleiros
Dean Henderson (Crystal Palace)
Jordan Pickford (Everton)
James Trafford (Manchester City)
Defensores
Dan Burn (Newcastle United)
Marc Guéhi (Crystal Palace)
Reece James (Chelsea)
Ezri Konsa (Aston Villa)
Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
Tino Livramento (Newcastle United)
Djed Spence (Tottenham Hotspur)
John Stones (Manchester City)
Meio-campistas
Elliot Anderson (Nottingham Forest)
Morgan Gibbs-White (Nottingham Forest)
Jordan Henderson (Brentford)
Declan Rice (Arsenal)
Morgan Rogers (Aston Villa)
Adam Wharton (Crystal Palace)
Atacantes
Jarrod Bowen (West Ham United)
Eberechi Eze (Arsenal)
Anthony Gordon (Newcastle United)
Harry Kane (Bayern de Munique)
Noni Madueke (Arsenal)
Marcus Rashford (Barcelona)
Ollie Watkins (Aston Villa)
Campanha com invencibilidade será mantida?
Nas duas últimas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e 2022, a Inglaterra não teve uma derrota sequer. Somando as duas campanhas foram 16 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota, com 57 gols marcados e apenas seis sofridos.
Na edição que visa o Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México, a equipe de Thomas Tuchel conta com três resultados positivos em três jogos, tendo seis gols feitos e nenhum sofrido. Os ingleses lideram o Grupo K isoladamente. Além de Andorra, os demais adversários são a Sérvia, a Albânia e a Letônia.
Eliminatórias da Copa do Mundo: 5ª rodada do Grupo K
Inglaterra x Andorra
- Local: Estádio Villa Park, em Birmingham
- Data: Sábado, 6 de setembro de 2025
- Horário: 13h (horário de Brasília)
- Transmissão: ESPN e Disney+