Bia Haddad Maia comemora ponto em Roland Garros
Reprodução Instagram/@biahaddadmaia
Bia Haddad Maia comemora ponto em Roland Garros

A tenista brasileira Bia Haddad Maia, de 29 anos, entra em quadra nesta segunda-feira (1) pelas oitavas de final do US Open. Atual número 22 do mundo, Bia enfrenta a norte-americana Amanda Anisimova, cinco anos mais nova e 9ª colocada no ranking da WTA  — associação profissional do tênis de feminino.

Anisimova chega como favorita pelo que fez nos últimos seis meses. A brasileira quer surpreender para igualar o resultado de Guga Kuerten em 1999 e 2001 , alcançando pela segunda vez as quartas de final do US Open. Bia já alcançou as quartas no ano passado, então precisa defender esses pontos no ranking.

Anisimova x Haddad Maia - US Open 2025
Vencedora da Partida Amanda Anisimova Bia Haddad
Superbet 1.28 3.70
Betnacional 1.28 3.73
Novibet 1.31 3.65
Atualizado em 01 de setembro de 2025. As odds estão sujeitas a alterações.

Confrontos Bia x Anisimova

Bia e Anisimova se enfrentaram três vezes no circuito feminino. A norte-americana ganhou duas vezes, mas foi a brasileira que venceu o último jogo entre as duas . Todos os embates aconteceram em quadra dura, como será no US Open.

O primeiro jogo aconteceu em 2019, quando a menina-prodígio de apenas 17 anos venceu a jovem brasileira, ainda fora do top-100, por 2 sets a 1. O segundo confronto aconteceu em 2022, com nova vitória de Anisimova, 40ª do ranking, sobre Bia Haddad — que era top-70 do mundo —, dessa vez por 2 a 0, no WTA 1000 de Doha, no Catar.

A brasileira devolveu a derrota no ano seguinte, quando se encontraram pela última vez. No WTA 500 de Adelaide, na Austrália, Bia ganhou por 2 sets a 0 . Nesse encontro de 2023, a tenista número 1 do Brasil, depois de uma grande evolução no ano anterior, já aparecia à frente no ranking na 15ª posição, enquanto a atleta dos Estados Unidos era número 29. Poucos meses depois, Anisimova anunciou uma parada para cuidar da saúde mental, que durou cerca de oito meses.

Fase atual das jogadoras

Uma das favoritas para ganhar o US Open, Anisimova só ultrapassou Bia na lista da WTA em março de 2025 . Mas o grande favoritismo da rival de Bia pode ser compreendido apenas analisando a fase mais recente. A brasileira sofreu uma série de derrotas dolorosas, enquanto a rival enfileirou uma série de bons resultados, que culminaram com a final de Wimbledon. 

Anisimova acumula 31 vitórias contra apenas 10 triunfos de Bia na temporada. As duas chegaram ao US Open em situações quase opostas, em termos de moral. Mas a brasileira parece ter reencontrado seu jogo, depois de um apagão no segundo set, na sua estreia contra Sonay Kartal. Daquele momento em diante, Bia passou por cima das adversárias.

Palpite  no US Open 2025

Analisando o histórico e a toda carreira das jogadoras, não há uma diferença tão grande nos resultados. A brasileira chegou a número 10 e se mantém entre as 25 melhores do mundo há exatos três anos .

A rival, que chegou ao número 7, foi muito mais precoce, mas teve altos e baixos nos últimos anos. Essa diferença de regularidade também aparece nos últimos dois jogos do US Open, quando Bia teve 24 erros não-forçados, contra 70 da rival.

Se a brasileira realmente reencontrou seu melhor jogo, vai dar muito trabalho. E deixar o favoritismo no colo de Anisimova pode ser um caminho para a vitória de Bia Haddad Maia. A torcida da casa é maior, mas os brasileiros devem marcar presença.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes