Novidades: segunda lista de Ancelotti na Seleção tem 9 mudanças

Italiano trouxe de volta Lucas Paquetá e Luiz Henrique, além de promover a chegada de Kaio Jorge

Carlo Ancelotti durante convocação da seleção brasileira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Carlo Ancelotti durante convocação da seleção brasileira

O técnico italiano Carlo Ancelotti divulgou na tarde desta segunda-feira (25) sua segunda lista à frente da seleção brasileira . Nela, estão nove jogadores diferentes em relação à primeira lista. 

O Brasil enfrenta o Chile no dia 4 de setembro, no Maracanã, e a Bolívia no dia 9, no Estádio Municipal de El Alto. 

Entre os destaques, estão os retornos de Lucas Paquetá e Luiz Henrique, além da possível estreia de Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão. Neymar, machucado, não retornou. 

Por que as mudanças?

Para esta lista, o treinador italiano avisou a jogadores de sua confiança que não iria convocá-los para que pudesse testar mais atletas, bem como o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo.

Ancelotti assistiu a oito partidas envolvendo times brasileiros desde que assumiu o comando da Seleção, sendo cinco somente neste mês. 

Ele marcou presença nos confrontos entre Flamengo e Internacional pela Copa Libertadores, por exemplo, assim como a partida de ida do Botafogo contra a LDU. No Brasileirão, o italiano esteve em Atlético-MG x Grêmio e Bahia x Santos.

Confira a nova lista do técnico Carlo Ancelotti

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
  • Defensores: Alexsandro (Lille), Alex Sandro (Flamengo)*, Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit),
  • Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco)*, Wesley (Roma);
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle)*, Lucas Paquetá (West Ham), Jean Lucas (Bahia)*
  • Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United)*, Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Samuel Lino (Flamengo)*

Cortes

*Alex Sandro, Joelinton, Vanderson e Matheus Cunha foram cortados. Jean Lucas, do Bahia, Vitinho, do Botafogo, e Samuel Lino, do Flamengo, foram convocados para suprir a ausência do volante, do lateral-direito e do atacante. Não haverá um novo lateral-esquerdo na lista. 


Convocação de jogadores do Brasileirão

Quem lidera o quesito era Ramon Menezes, que convocou oito jogadores do Campeonato Brasileiro para um amistoso contra o Marrocos em março de 2023. Ele atuava como interino após o fim da Era Tite . A equipe foi derrotada por 2 a 1. 

Em segundo lugar, estão empatados  Ancelotti Dorival Júnior, ambos com sete jogadores do Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, isso aconteceu na primeira lista de ambos. 

Dorival estreou com vitória no amistoso contra a Inglaterra, por 1 a 0, com gol de Endrick, e empatou em 3 a 3 contra a Espanha . Ancelotti empatou com o Equador e venceu o Paraguai por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas. 

Já Fernando Diniz convocou seis em sua terceira e última lista. Foram duas derrotas: por 2 a 1 para a Colômbia, em Barranquilla, e por 1 a 0 para a Argentina, no Maracanã, ambas pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Dessa vez, Ancelotti convocou quatro jogadores que atuam no país: Hugo Souza, Alex Sandro, Fabrício Bruno e Kaio Jorge.

O número aumentou para sete após os cortes, já que três jogadores que atuam no Brasil substituíram atletas que jogam na Europa. 

Relembre a primeira lista de Ancelotti

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
  • Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle),
  • Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
  • Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Júnior (Real Madrid).