Flamengo luta até o fim, mas acaba eliminado do Mundial de Clubes
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo luta até o fim, mas acaba eliminado do Mundial de Clubes

Nesta quarta-feira (13), o Flamengo anunciou o fim da parceria de quatro anos com a Pixbet. Em nota, o clube esclareceu que o fim do contrato patrocínio também engloba o licenciamento da FlaBet, uma iniciativa inédita no Brasil e, possivelmente, no mundo. Com essa notícia, além da expectativa pelo anúncio de um novo patrocinador, cabe entender qual será o destino do projeto da Flabet .

O projeto FlaBet

A ideia de criar Flabet foi divulgada em julho de 2024 e aprovada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo há exatamente um ano. O contrato previa um receita de 1% do faturamento da bet para o rubro-negro, com uma garantia mínima de R$ 82,5 milhões até 2027, sendo R$ 10 milhões no primeiro ano, R$ 22,5 milhões este ano e mais R$ 25 milhões nos próximos dois anos de contrato. Fazendo uma conta rápida, a empreitada previa um faturamento acima de R$ 8 bilhões para a FlaBet.

Depois da aprovação dos conselheiros, a Pixbet inclui a marca Flabet no seu pedido de autorização à Secretaria de Prêmios e Apostas, em meio à regulamentação das apostas de cota fixa. A outorga dá direito à inscrição de três marcas por licença, no caso Pixbet, Flabet e Bet da Sorte. A aprovação foi divulgada na lista emitida pelo órgão, ligado ao Ministério da Fazenda, em janeiro deste ano.

Em abril, o Flamengo e a Pixbet anunciaram o lançamento da FlaBet como patrocinadora máster do clube da Gávea. A marca inclusive entrou para a história do time, estampando o manto rubro-negro durante o Mundial de Clubes da FIFA.

O futuro da Flabet

A pergunta que fica com o rompimento é: qual será o destino da FlaBet a partir de setembro?

Sem conhecer detalhes do contrato, tudo indica que haveria dois caminhos a seguir. O primeiro caminho, mas simples e árduo, seria a extinção da FlaBet, com a devolução dos depósitos feitos pelos torcedores, ora apostadores. A solução, aparentemente fácil, correria o risco de arranhar a valiosa marca do clube.

"A rescisão antecipada (com a Pixbet) pode gerar dúvidas sobre a solidez dos contratos de licenciamento do Flamengo e, obviamente, existe uma perda de receita", explicou o especialista em Branding e Licensing, Arnaldo Rabelo.

Mas o especialista acredita que a forma como o Flamengo conduziu a situação "mostra uma gestão de marca forte e na verdade reforça o valor da marca" — concluiu.

A outra opção seria a continuidade do ousado projeto da FlaBet sem a Pixbet. Nesse cenário, surgem ainda mais questões. Não está claro se a Pixbet – por vontade própria ou por força do contrato — tem o direito de transferir a licença do Governo, já aprovada de forma definitiva, para outro operador.

Se a resposta for positiva, o Flamengo teria que firmar um acordo de licenciamento com outra casa de apostas. Esse parceiro seria, provavelmente a Betano, nova patrocinadora do clube, o que ainda não foi confirmado.

O especialista destacou boas práticas para o próximo contrato de licenciamento no setor de apostas:

"[...] É fundamental uma cláusula de compliance que exija o cumprimento de todas as regulamentações e mantenha padrões éticos altos. [...] E não pode faltar um plano de transição para quando a parceria acabar", concluiu.


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