Tamanho do texto

Dante é um dos destaques do Borussia M’gladbach, equipe que levou menos gols entre todas das principais ligas do Velho Continente

Dante, zagueiro brasileiro que atua no Borussia M'gladbach
Getty Images
Dante, zagueiro brasileiro que atua no Borussia M'gladbach

O Borussia M’gladbach quase foi rebaixado na última temporada da Bundesliga e só se salvou da degola no playoff do descenso, quando superou o Bochum em jogos de ida e volta – duelo entre o antepenúltimo colocado da 1ª divisão contra o 3º colocado da 2ª divisão. Agora, porém, a história é bem diferente. A equipe do noroeste alemão está na briga pelo título do torneio nacional (é a 4ª colocada) e sustenta o feito de ser, por enquanto, a melhor defesa da Europa.

Leia as últimas notícias e curiosidades do futebol germânico no Blog do Alemão

Com 12 gols tomados em 20 jogos disputados, o M'gladbach supera as performances de Barcelona e Juventus , por exemplo, defesas menos vazadas do Espanhol e Italiano, respectivamente. Em Portugal, o Porto também levou apenas 12 tentos, mas em menos partidas (17), por isso tem uma média maior. Veja quais são os times que levaram menos gols nas principais ligas do continente.

Tabela 1

Equipe Campeonato  Gols sofridos  Jogos disputados  Média por jogo 
Borussia M'gladbach Alemão 12  20  0,60 gol
Barcelona Espanhol  13  21  0,62 gol
Juventus Italiano  13  21  0,62 gol 
Porto Português  12  17  0,71 gol
Manchester City Inglês  19  24  0,79 gol 
Paris Saint-Germain  Francês  19  22  0,86 gol 

O zagueiro brasileiro Dante , revelado pelo Juventude-RS e que está no M'gladbach desde 2009, é um dos principais responsáveis pelo bom momento que a equipe vive e é frequentemente elogiado pela imprensa alemã. Em contato exclusivo com a reportagem do iG , o defensor baiano de 28 anos de idade dividiu os méritos da zaga com os jogadores de outras posições. 

"É um conjunto que a gente não tinha no ano passado. A gente não tinha consciência da importância coletiva. Tomávamos gol de muita displicência, bola parada e de responsabilidade de todo time. Acho que trabalhamos em conjunto. Não é mérito só nosso não (da zaga). É muito mais fácil para o zagueiro trabalhar agora. Lógico que no duelo individual a gente que faz. Mas o time tem ajudado bastante, tem se preocupado em marcar em conjunto", comentou Dante.

Um fator que pesa a favor do Borussia como melhor defesa da Europa é que o Campeonato Alemão , principalmente nos últimos anos, vem sendo a liga com a melhor média de gols no continente. Nesta temporada, a média é de 2,83 gols por jogo, superando por pouco o Inglês , que registra a média atual de 2,82 tentos por partida.

Tabela 2

Campeonato Partidas Gols marcados Média por jogo 
Alemão 180 509  2,83 gols
Inglês 240 677 2,82 gols
Espanhol 210 550 2,62 gols
Português 136 352 2,59 gols
Italiano 216 547 2,53 gols
Francês 217 547 2,52 gols

Além de ser o campeonato com melhor média de gols, a Bundesliga é também o torneio com o menor número de empates sem gols. Nas 180 partidas disputadas até agora na competição, apenas em nove oportunidades o placar terminou inalterado - referente a 5% das vezes. Neste quesito, o Espanhol é o que registra mais igualdades por 0 a 0 até aqui, com 27 em 210 jogos, o equivalente a 12,8% das partidas.

Tabela 3

Campeonato Partidas Empates sem gol Percentual dos jogos
Alemão 180 5%
Francês 217 16 7,4%
Inglês 240 19 7,9%
Português 136 17 12,5%
Italiano 216 27 12,5%
Espanhol 210 27 12,8%

Em busca da glória perdida
Dante considera o apoio da torcida como ponto fundamental na ótima campanha da equipe na Bundesliga. Acostumado a ganhar títulos no passado - o M'gladbach já tem cinco conquistas no Alemão, todas na década de 70, além de duas Copas da Uefa e um vice-campeonato na Liga dos Campeões, em 1977 -, a empolgação contagiou a cidade de pouco mais de 250 mil habitantes.

"O Borussia é um time de muita tradição aqui na Alemanha. Mesmo nos momentos difíceis a torcida sempre nos apoiou. Há uns 30 anos que o time não vinha tendo uma campanha tão boa e é claro que isso mexe com a cidade e com os torcedores. Mas o apoio irrestrito da torcida sempre teve e isso que é bacana aqui", disse o brasileiro.

E MAIS: Borussia Dortmund supera o Bayern e contrata jovem revelação do M'gladbach

Dante em ação contra o Borussia Dortmund
Getty Images
Dante em ação contra o Borussia Dortmund
A ideia dos "Potros", apelido do M'gladbach, no início do campeonato era fazer o máximo de pontos possível para fugir do rebaixamento, até pela péssima campanha do ano anterior. Com o principal objetivo já alcançado, Dante ainda não fala em título e projeta, a princípio, garantir uma vaga em algum torneio continental.

"Temos 14 jogos até o fim da temporada e muita coisa vai acontecer. Já chegamos ao nosso primeiro objetivo que era chegar aos 40 pontos o mais rápido possível, o que nos garante na primeira divisão. Agora, temos que focar a cada partida e continuar a jogar o nosso futebol e tentar almejar uma vaga em uma das competições europeias. Se no final tivermos ainda chance de conquistar algo, seria sensacional", comentou o zagueiro.

Na 4ª colocação com 40 pontos, três a menos que o xará e líder Borussia Dortmund, o Borussia M'gladbach tem um duelo direto neste final de semana pelo título do Campeonato Alemão. O time de Dante joga contra o Schalke , terceiro colocado com 41 pontos, e terá o apoio dos torcedores, já que o duelo será em seu estádio, no sábado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.