Tamanho do texto

Com gols de Felipe e Elton, time venceu com tranquilidade e ultrapassa momentaneamente o Corinthians

A torcida fez sua parte, esgotou os ingressos e lotou São Januário. E em campo, o Vasco retribuiu da melhor maneira, com uma vitória tranquila por 2 a 0 sobre o Avaí , na noite deste sábado, em São Januário, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro . Com a vitória, o time carioca chega aos 65 pontos e ultrapassa o Corinthians , que joga amanhã, contra o Atlético-MG , no Pacaembu. Já o Avaí , lanterna com apenas 30 pontos, está rebaixado matematicamente e já começa a pensar no planejamento para 2012.

Confira a classificação do Brasileirão

A missão do Vasco foi facilitada com a expulsão do volante Júnior Urso, aos 20 minutos do primeiro tempo, mas apesar da pressão, o destaque na primeira etapa foi Marcelo Moretto, goleiro que fazia sua primeira partida pelo Avaí. No segundo tempo, o Vasco liberou até o zagueiro Dedê para subir ao ataque e conseguiu chegar a primeiro gol com Felipe, aos cinco minutos. Sem dificuldade, o time marcou o segundo aos 20, com Elton.

Felipe em lance da partida de São Januário. Vasco dorme na liderança
Futura Press
Felipe em lance da partida de São Januário. Vasco dorme na liderança

Na próxima rodada, o Vasco terá o primeiro clássico dos dois que fará nessa reta final, contra o Fluminense, no domingo, às 17h, no Engenhão. Já o Avaí visita o Coritiba no estádio Couto Pereira, também no domingo, às 17h.

O Jogo

Empurrado pela torcida, que esgotou os ingressos e lotou São Januário, o Vasco começou em cima do adversário, variando as jogadas com Felipe, pela esquerda, e Eder Luis, pela direita. Curiosamente, a primeira chance real de perigo foi do Avaí. Cleverson invadiu a área, tentou o cruzamento, mas a bola bateu na zaga. No rebote, cabeceou fraco, mas Fernando Prass se enrolou e soltou a bola no pé do meia, que foi desarmado.

Em duas chances, Eder Luis invadiu a área pela direita e teve a oportunidade de cruzar para os companheiros na área, mas optou pelo chute em ambas. Moretto, bem posicionado, fez as defesas. Aos 20 minutos, a missão do Vasco ficou um pouco mais fácil. Júnior Urso, que havia recebido um cartão amarelo aos quatro minutos, voltou a fazer uma falta dura e acabou recendo o segundo amarelo e o vermelho, deixando a equipe catarinense com um a menos no início da partida.

null

O Vasco, que já tinha maior posse de bola, dominou ainda mais. Porém, a equipe tinha certa dificuldade em entrar na área, rodando o jogo para tentar a finalização. O Avaí, completamente fechado, tentava levar algum perigo em um contra-ataque. Robinho descia em velocidade, mas a equipe não conseguia dar sequência nas jogadas.

Começou a aparecer a estrela do goleiro Marcelo Moretto, que realizava sua primeira partida com a camisa do Avaí. Aos 26 e aos 38 minutos, em dois chutes de Diego Souza, o camisa 1 fez duas ótimas defesas e garantiu o empate entre as duas equipes na primeira etapa.

Preocupado com os espaços deixados por ter um jogador a menos, o técnico Edson Neguinho trocou o meia Lincoln pelo lateral Daniel, formando duas linhas de quatro, com apenas Willian no ataque. O Vasco, por sua vez, se lançou ainda mais ao ataque. Até o zagueiro Dedé virou ponta e fez jogadas no campo ofensivo.

A pressão deu resultado logo aos cinco minutos da segunda etapa. Juninho rolou para Felipe na entrada da área. O meia driblou um adversário e acertou um lindo chute de trivela, no ângulo esquerdo do gol de Marcelo Moretto.

Com o primeiro gol, toda tensão da torcida vascaína foi embora. Com um jogador a menos e totalmente recuado, o Avaí não oferecia mais nenhum perigo, nem mesmo nos contra-ataques. Assim, sem forçar muito, o Vasco chegou ao segundo gol. Bernardo, que havia acabado de entrar no lugar de Eder Luis, foi até a linha de fundo pela esquerda e cruzou na medida para Elton, de cabeça, marcar o segundo gol em São Januário.

Com a vantagem mais tranqüila, o Vasco passou a tocar mais a bola, segurando mais o ritmo. Nos minutos finais, Elton marcou mais um, mas o árbitro marcou falta do atacante, invalidando o gol.

FICHA TÉCNICA VASCO 2 x 0 AVAÍ
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de novembro de 2011
Horário : 19h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Auxiliares: José A. Chaves Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Rômulo (VAS); Júnior Urso (AVA)
Cartão vermelho: Júnior Urso (AVA)

GOLS
Vasco –Felipe, aos cinco minutos do segundo tempo, e Elton, aos 20 minutos do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza (Alecsandro); Eder Luis (Bernardo) e Elton
Técnico: Cristovão Borges

AVAÍ: Marcelo Moretto, Diego Orlando, Dirceu, Cássio e Léo Campos; Bruno Silva, Júnior Urso, Lincoln (Daniel), Robinho e Cleverson (Marcos Paulo); Willian
Técnico: Edson Neguinho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.