Tamanho do texto

Invicta há 28 jogos, Universidad de Chile preocupa o time carioca para o jogo desta quarta, em São Januário

O Santos está se preparando para enfrentar o temido Barcelona no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. Nesta quarta-feira, em São Januário, o Vasco também terá um desafio bastante complicado.

O time carioca também enfrentará um Barça. Só que o genérico. Às 21h50, em São Januário, o vice-líder do Campeonato Brasileiro recebe o “Barcita”, tratamento dado à Universidad de Chile pela boa campanha ao longo da temporada. O jogo vale pela semifinal da Copa Sul-Americana . Dia 30, em Santiago, sai o classificado para a final.

LEIA TAMBÉM: Confira os jogos da Sul-Americana

O La U, como também é conhecido, defende uma invencibilidade de 28 partidas. Na atual competição, goleou o Flamengo em pleno Engenhão por 4 a 0 e virou uma espécie de time da moda no continente. O técnico Cristóvão Borges destaca a qualidade do adversário. Tanto que dividiu a preleção em duas partes para evitar ser surpreendido.

VEJA TAMBÉM: Prass acha exagerado rótulo de melhor time sul-americano ao La U

Dedé festeja seu gol no Botafogo. Zagueiro marcou contra Aurora e Universitario
AE
Dedé festeja seu gol no Botafogo. Zagueiro marcou contra Aurora e Universitario
“Quis antecipar o vídeo. Passei uma parte hoje e passarei outra parte amanhã”, revela Cristóvão. “Eles têm ótima movimentação que a gente já conhece, mas têm uma dinâmica de jogo com a qual não estamos acostumados”, completou o treinador vascaíno.

Cristóvão sabe que o La U tecnicamente é superior a Aurora, da Bolívia, e Universitario, do Peru. Há ainda outro complicador: contra as outras duas equipes sul-americana, o Vasco decidiu a vaga em casa. Desta vez, fará a primeira partida no Rio – isso às vésperas de um clássico importante contra o Fluminense , domingo, no Engenhão, pelo Brasileiro.

“O grau de dificuldade aumenta a cada mudança de fase. Todo cuidado é pouco, todo estudo tem que ser aproveitado nesse momento. Eles procuram fazer algumas coisas que o Barcelona faz, algumas jogadas são parecidas, por isso é uma equipe interessante” frisou Cristóvão.

A missão do Vasco é vencer e não sofrer gol. Cristóvão terá dois sérios desfalques. Eder Luis , com o pé esquerdo fraturado , volta somente em 2012. E Diego Souza cumprirá suspensão automática pela expulsão na vitória de 5 a 2 sobre o Universitario . Cristóvão faz mistério, mas deve escalar Bernardo na vaga de Diego. A dúvida passa a ser o sucessor de Eder.

Leandro é uma das opções ao lado de Elton no ataque. Outra hipótese é o treinador escalar Allan com Rômulo, Juninho Pernambucano e Felipe, avançando Bernardo na frente. Assim, o Vasco entraria em campo Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Felipe e Bernardo (Allan); Leandro (Bernardo) e Elton.

O time chileno está no Rio desde segunda-feira. Na manhã desta terça, fiz um treino secreto em São Januário. Somente o técnico Jorge Sampaoli concedeu entrevista. Perguntado se estava de volta ao Rio para repetir o sucesso contra o Flamengo, o treinador da equipe chilena disse que não há como comparar os dois times. O Vasco, segundo ele, está em um patamar superior ao rival rubro-negro.

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

“O Vasco é o melhor time do futebol brasileiro hoje em dia, atravessa uma fase espetacular”, comentou o treinador. “Será um outro confronto, outra história”.

FICHA TÉCNICA - VASCO X UNIVERSIDAD DE CHILE
Data
: 23 de novembro de 2011
Local : São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Horário : 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro : Antonio Arias (PAR)
Auxiliares : Rodney Aquino (PAR) e Carlos Cáceres (PAR)

VASCO : Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Felipe e Bernardo (Allan); Leandro (Bernardo) e Elton
Técnico: Cristovão Borges

UNIVERSIDAD DE CHILE : Herrera; Osvaldo González, Marcos González e Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz, Mena e Lorenzetti; Vargas e Gallegos
Técnico : Jorge Sampaoli

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e incentive o time para o jogo semifinal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.