Acredito que sou bem diferente do Xavi e não tenho nada a ver com o Iniesta. Nunca gostei de comparações
"Eles são os maiores, incomparáveis. Acredito que sou bem diferente do Xavi e não tenho nada a ver com o Iniesta. Nunca gostei de comparações", declarou ao jornal As da Espanha."Todo mundo tem um estilo pessoal, mas o que deve prevalecer é o coletivo. E no Barcelona é assim, por isso que é um clube vitorioso."
Nascido na Itália, mas naturalizado brasileiro e espanhol, o jogador optou por defender a seleção da Espanha. E nela, Thiago Alcântara também já tem se destacado: foi dele o gol que deu o título da Eurocopa sub-21 para o país. A boa atuação no torneio, aliás, rendeu ao atleta uma renovação de contrato com o Barcelona e a oportunidade de participar com os profissionais da pré-temporada do clube.
"Do sub-21, da renovação com o Barça e da pré-temporada, não posso me queixar. Vivo um momento muito importante na minha carreira, mas estou consciente de que ainda falta muito."
Thiago teve a oportunidade de jogar entre os titulares durante a Copa Audi (torneio amistoso entre Barcelona, Milan, Bayern de Munique e Internacional) e fez bonito. Deixou sua marca na semifinal, diante do Inter, e ainda marcou os dois gols da vitória sobre os alemães, dando o título ao Barça.
"Estou aprendendo muito com o Guardiola e com toda sua comissão técnica. Eles sempre me dão bons conselhos para eu não perder a orientação tática", disse o jogador.