Tamanho do texto

Boletim médico do hospital Albert Einsten informa que o ex-jogador segue na UTI e seu quadro clínico apresenta-se estável

O ídolo corintiano Sócrates , que encontra-se internado no hospital Albert Einstein desde a última sexta-feira, devido a um quadro de hemorragia digestiva, deixou de respirar por aparelhos neste domingo, de acordo com informação divulgada pelo próprio hospital.

Confira abaixo o boletim médico divulgado pelo hospital paulistano:

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira permanece sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao quadro de hemorragia digestiva alta, porém já não respira mais por aparelhos.

Raí chega ao hospital Albert Einstein para visitar o irmão Sócrates
Leonardo Catto/iG São Paulo
Raí chega ao hospital Albert Einstein para visitar o irmão Sócrates
O quadro clínico de Sócrates apresenta-se estável e ele reiniciará dieta por via oral hoje".

Cátia Bagnarelli, esposa de Sócrates, revelou após a divulgação do boletim médico que o marido tomou água de coco e foi liberado liberado pelos médicos para ingerir alimentos liquídos, como sopa.

Cátia fez questão de destacar que Sócrates nao passou por nenhuma intervenção cirúrgica e disse que a previsão é de que ele vá para uma unidade semi-intensiva na próxima segunda-feira.

A esposa de Sócrates disse que o marido ficou bastante emocionado ao saber que foi homenageado pela torcida do Corinthians no jogo de sábado contra o Figueirense. Ela disse ainda que os médicos restringiram o recebimento de visitas para evitar que Sócrates passe por maiores emoções.

Leia mais sobre cirrose na Enciclopédia da Saúde do iG

O ex-lateral Wladimir, colega de Sócrates nos tempos de Corinthians, foi ao hospital neste domingo, mas não pode vier o amigo, já que Sócrates segue impossibilitado de receber visitas. "Ele dormiu pouco esta noite e agora não estava acordado. Ele está reagindo bem e o que importa é que o pior já passou", disse o ex-jogador do Corinthians.

O também ex-jogador Raí, irmão de Sócrates, também passou pelo Albert Einstein neste domingo, mas não pode ter contato com o irmão. Raí revelou, no entanto, que ontem conseguiu falar com Sócrates e se mostrou otimista com a evolução do quadro.

Na tarde deste sábado, o comentarista Casagrande, que jogou com Sócrates no Corinthians nos anos 80, foi ao hospital para ver o amigo e demonstrou otimismo, apesar da gravidade. "Tive vontade de conversar e de vê-lo. Conversei com o médico, que está bem tranquilo. Acho que a parte mais crítica já passou", afirmou o ex-atacante, na saída do hospital.

Sócrates é um dos maiores ídolos da história do Corinthians e um dos principais nomes da seleção brasileira pós-era Pelé. Formado em medicina, se destacou fora de campo por conta de sua participação política e intenso debate sobre o estabilishment do futebol, cujo principal resultado foi o projeto "Democracia Corintiana", anos nos quais, apoiado em regime mais aberto entre jogadores, comissão técnica e diretoria, o clube paulista conquistou o bicampeonato estadual em 1982/83.

Raí chega ao hospital Albert Einstein para visitar o irmão Sócrates
Leonardo Catto/iG São Paulo
Raí chega ao hospital Albert Einstein para visitar o irmão Sócrates

 null

* com colaboração de Amir Farha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.