Tamanho do texto

Presidente da Uefa elogiou a medida do Conselho da Europa contra jogos combinados, violência nos estádios e discriminação

O presidente da Uefa, Michel Platini , expressou nesta quarta-feira sua satisfação ao Conselho da Europa pelas recomendações aprovadas pela entidade para combater a combinação de resultados, e manifestou seu desejo de trabalhar de forma conjunta para atualizar a Convenção Europeia contra a Violência.

"Estou encantado de ver que os políticos europeus consideram que a combinação de resultados ameaça o esporte seriamente. O mundo do esporte está unido para condenar esta prática, mas necessitamos de políticos para se unir a nossos esforços contra este mal", disse Platini em seu discurso após a votação em Estrasburgo.

Segundo a Uefa, o presidente da entidade garantiu que "o Conselho da Europa assumiu nesta quarta-feira a iniciativa política na luta contra esta ameaça para o futuro do esporte", e expressou sua "esperança" de que "as instituições da União Europeia (UE) sigam o mesmo caminho".

A Uefa lembrou que a Comissão Europeia adotou uma cartilha sobre os jogos de azar em março, e iniciou um processo de consulta sobre a combinação de resultados, entre outros temas. O Parlamento Europeu deve expressar sua opinião sobre esta cartilha no fim do ano.

Platini também destacou o envolvimento do Conselho da Europa no combate à violência, à discriminação e ao 'hooliganismo' nos estádios, embora a Convenção sobre esta matéria tenha sido elaborada já em 1985.

"Os méritos deste texto são diversos. No entanto, mais de um quarto de século após sua adoção, talvez seja o momento de atualizá-lo, revitalizá-lo e adaptá-lo às exigências do século XXI. É sobre isto que nos comprometemos hoje, frente a frente com o Conselho da Europa", acrescentou.

O Comitê Executivo da Uefa aprovou há alguns meses a criação de uma rede para fiscalizar a integridade do futebol em nível europeu, responsável ainda por funcionar como um elo de ligação entre as federações e a justiça dos países do continente, diante de suspeitas de combinação de resultados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.