Paulo Garcés, do time chileno, não foi nada bem no jogo de ida pelas quartas da Libertadores no Uruguai
O goleiro Paulo Garcés, da Universidad Católica, deu dois presentes que o Peñarol soube aproveitar para conquistar uma larga vantagem para chegar à semifinal da Libertadores. Com duas falhas do arqueiro, o clube uruguaio venceu a ida das quartas de final por 2 a 0 em Montevidéu e pode perder por até dois gols de diferença na volta caso faça ao menos um gol no Chile.
Até que um lance individual decidiu o confronto para os uruguaios. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Urretaviscaya da Luz carregou a bola para a lateral esquerda, envolveu dois adversários, segurou a jogada e girou para cruzar na pequena área. O goleiro Paulo Garcés pulou, mas não agarrou a bola e ainda a deixou nos pés de Juan Olivera, que só desviou para as redes.
O Universidad Católica, que eliminou o Grêmio nas oitavas de final com duas vitórias por 2 a 1, passou a tentar ditar o ritmo do duelo. O centroavante Lucas Pratto, candidato a artilheiro da Libertadores, deu as caras, movimentou-se e cavou espaços na defesa do Peñarol, que voltou ainda mais perdido do intervalo.
Os anfitriões passaram a tentar ter a bola nos pés por mais tempo. Se não sabia direito o que fazer com ela, pelo menos evitava sustos e segurava o adversário. O jogo ficou sem oportunidades, criadas apenas em lançamentos quase sempre errados vindos do meio-campo.
Entretanto, em um deles, Garcés voltou a aparecer de maneira negativa para o time chileno. Aos 48 minutos do segundo tempo, quando o 1 a 0 parecia satisfazer até os visitantes, o goleiro deixou a bola bater em seu peito e cair nos pés de Martinuccio, que, como Olivera no primeiro gol, nem teve trabalho para balançar as redes.
Na partida de volta, marcada para 19 de maio, no Chile, o Peñarol poderá ser derrotado por até dois gols de diferença, caso supere Garcés ao menos uma vez no confronto de volta. Quem passar deste confronto enfrentará o vencedor do duelo entre Jaguares, do México, e Cerro Porteño, do Paraguai, que começam a brigar pela vaga nesta quinta-feira, no México.