Tamanho do texto

Time supera o América-MG por 3 a 0 e agora divide liderança com o Atlético-MG, São Paulo e Corinthians

null

Com a cabeça na Copa do Brasil, o Vasco repetiu a formação com um time misto e, a exemplo da estreia, contra o Ceará, derrotou o América-MG por 3 a 0, na noite deste domingo, em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Bernardo, Enrico e Elton marcaram os gols, um em cada tempo. Com seis pontos, a equipe carioca divide a liderança da competição com o Atlético-MG.

O próximo compromisso será contra o Coritiba, dia 5, no Couto Pereira. Antes, porém, a equipe paranaense será o adversário cruzmaltino pela Copa do Brasil. Quarta-feira, os dois times se enfrentam no Rio na primeira partida da final. O título será decidido dia 8, na capital paranaense.
Aos 4 minutos, o América-MG chegou assustando. Eleandro entrou driblando pela esquerda, a defesa não afastou e o próprio atacante finalizou: bola à direita de Fernando Prass. O lance acendeu o time mineiro, que assustou novamente com Thiago Carleto, de falta. Prass se esticou todo para salvar.

Siga o iG Vasco no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Mas o Vasco, mesmo com uma formação cheia de reservas, queria mostrar serviço. Afinal, muitos dos jogadores que estavam em campo são utilizados por Ricardo Gomes na equipe principal. Um deles era o atacante Leandro. O jogador, voltando de lesão muscular, quer ser lembrado pelo treinador nas finais contra o Coritiba.

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e convide seus amigos

Assim, logo aos 10 minutos, num contra-ataque, Leandro arrancou pela direita, invadiu a área e foi derrubado por Carleto. Pênalti assinalado pelo árbitro alagoano Francisco Carlos dos Nascimento. Bernardo foi para a cobrança e converteu: 1 a 0. Foi o terceiro gol do meia na competição – o 11º na temporada, artilheiro do time em 2011.

O Américo-MG sentiu o golpe. O Vasco, ainda assim, não fazia uma boa partida. Por mais que Ricardo Gomes tivesse alguns jogadores experientes à sua disposição, faltava entrosamento. A bola não chegava na frente com velocidade. Em certos momentos, o atacava como um bando. Menos mal que Fellipe Bastos, Bernardo, Elton e Leandro sabiam o que fazer da intermediária para o ataque.

Mas o time mineiro insistia. Fernando e Jomar eram envolvidos pelos homens de frente do América. Principalmente Eleandro e o experiente Fábio Júnior – este, aliás, perdeu um gol feito aos 34. Após ficar com a sobra, depois de uma série de indecisões da defesa, o jogador isolou a bola na frente de Fernando Prass.

A resposta vascaína veio com Jeferson, aos 39. O meia recebeu na meia-lua, ajeitou para a perna esquerda e chutou com estilo, cheio de efeito: bola na trave direita de Fávio. Foi o último lance válido de perigo do primeiro tempo, porque aos 45 Prass fez uma defesa milagrosa em uma cabeça para o chão de Anderson. O árbitro, contudo, marcou impedimento.

O Vasco volta para o segundo tempo com Enrico no lugar de Bernardo. Ricardo Gomes quis poupar o meia para quarta-feira. Diante do iminente desfalque de Eder Luis, é possível que o treinador adiante Diego Souza para o ataque, ao lado de Alecsandro, permitindo a entrada do camisa 31. As outras opções são Elton e Leandro.

Alheio a tudo isso, Enrico aproveitou bem a chance recebida pelo treinador. Logo aos 2 minutos, o meia recebeu de Jeferson, rompeu a defesa adversária, livrou-se de um marcador e tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0.

O gol praticamente definiu o jogo. Por mais que o time visitante ainda tivesse quase um tempo inteiro pela frente para tentar a reação, o Vasco soube neutralizar as principais jogadas da equipa comandada por Mauro Fernandes. O argentino Leandro Chaparro entrou no lugar de Leandro.

O América –MG também mexeu, e de uma vez só trocou Fábio Júnior e Rodriguinho por Kempes e Alessandro. A exemplo de Enrico, na primeira bola Alessandro mostrou cartão de visitas. A cabeçada passou por cima do gol de Fernando Prass. Mas era dia de Vasco. E, no último minuto, Elton marcou o terceiro, escorando cruzamento da direita.

FICHA TÉCNICA - VASCO 3 X 0 AMÉRICA-MG

Local
: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data : 29 de maio de 2011 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares : Cleriston Clay Rios (SE) e Pedro Santos de Araújo (AL)
Cartões Amarelos : Fábio Júnior (América), Jomar (Vasco)
Cartão Vermelho : Dudu (América)

GOLS:  Vasco: Bernardo, aos 10 minutos do primeiro tempo, Enrico, aos 2 e Elton aos 46 minutos do segundo tempo.

VASCO : Fernando Prass, Fagner, Jomar, Fernando, Max; Jumar, Fellipe Bastos, Jéferson e Bernardo (Enrico); Leandro (Leandro Chaparro) e Elton.  Técnico: Ricardo Gomes

AMÉRICA-MG: Flávio, Sheslon, Anderson, Gabriel e Carleto; Dudu, Leandro Ferreira, Amaral (Leandro Ferreira) e Rodriguinho (Alessandro); Eliandro e Fábio Júnior (Kempes).  Técnico: Mauro Fernandes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.