Tamanho do texto

Isasi e Ayala, compatriotas do lateral direito que passaram pelo Morumbi recentemente, não deixaram muitas saudades aos torcedores

Iván Piris, novo camisa 23 do São Paulo
Vipcomm
Iván Piris, novo camisa 23 do São Paulo
O lateral direito Iván Piris foi apresentado no São Paulo e será apenas o 6º paraguaio a vestir a camisa do clube paulista em toda história. Antes do novo contratado, apenas dois jogadores do país vizinho tiveram um relativo sucesso na equipe do Morumbi. Mas isso há muitos anos, entre as décadas de 40 e 60.

Siga o iG São Paulo no Twitter

O principal nome foi Rubén Barrios, atleta são-paulino entre os anos de 1944 e 1947, conquistando o bicampeonato paulista de 45/46. O atacante chegou do Boca Juniors e quase alcançou a marca centenária de jogos - ele atuou em 99 partidas pelo São Paulo. Com 40 gols anotados, Barrios foi contemporâneo do argentino Sastre e dos ídolos Leônidas, Remo e Teixeirinha.

Entre para a Torcida Virtual do São Paulo e convide seus amigos

Já Cecílio Martinez, com 45 aparições no time entre os anos de 1963 e 1967, não conquistou títulos, mas ficou marcado pelas boas atuações que teve com a camisa tricolor. O "Garrincha Paraguaio", apelido dado na época, anotou 17 gols na sua passagem.

Os torcedores mais novos do São Paulo ainda devem se lembrar de dois jogadores que estiveram no clube recentemente, mas que não deixaram boas lembranças. Juntos, o lateral direito Néstor Isasi e o zagueiro Celso Ayala completaram apenas 21 jogos na equipe.

Ayala, inclusive, chegou credenciado pela boa campanha do Paraguai na Copa do Mundo de 1998. O defensor formava a dupla de zaga titular com Gamarra e o time só foi cair na competição diante da anfitriã e campeã França, na prorrogação das oitavas de final. O treinador da seleção paraguaia na ocasião era Paulo César Carpegiani.

Iván Piris tentará apagar a má impressão deixada pelos dois últimos compatriotas e fazer bonito no São Paulo. "Lá no Paraguai o pessoal está muito contente, porque sabem que aqui vou crescer futebolísticamente", disse o jogador, deixando claro que pode atuar em várias posições. "Eu me sinto muito melhor na direita, mas se a circunstância pedir, posso jogar na lateral esquerda ou de zagueiro. Mas sou muito baixo para isso", completou.

Veja abaixo a lista de paraguaios que já foram do São Paulo :

Nome Posição Proveniência Período Jogos
Rubén Barrios Atacante Boca Juniors-ARG  1944-47  99
Cecílio Martinez Atacante Nacional-PAR  1963-67  45
Paraguaio Meio-campista Mariscal Lopez-PAR  1968-69  3
Néstor Isasi Lateral direito Guaraní-PAR  1997-99  13
Celso Ayala Zagueiro Atlético de Madri-ESP  2000  8
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.