Tamanho do texto

Historicamente, italianos levam vantagem no confronto que já decidiu uma Copa. Último duelo foi em 2006

Nesta quarta-feira, a Alemanha receberá a Itália para um duelo amistoso, às 17h45 (de Brasília), na cidade de Dortmund, reeditando a grande final da Copa do Mundo de 1982, vencida pela Squadra Azzurra, na ocasião. O confronto também servirá como revanche pela semifinal do Mundial de 2006, cujos vencedores também foram os italianos por 2 a 0, no mesmo palco onde será realizado o amistoso, o estádio do Borussia Dortmund.

No retrospecto histórico, foram ao todo 29 duelos entre as duas seleções, onde a vantagem fica com a Itália, dona de 14 vitórias, enquanto a Alemanha soma sete conquistas, além dos oito empates.

Técnico da seleção alemã, Joachim Low novamente não convocou Michael Ballack para a equipe. Entretanto, aposta nos destaques do Campeonato Alemão e convocou Mario Gotze, Mats Hummels, Kevin Grosskreutz, Marcel Schmelzer e Sven Bender, todos do Borussia Dortmund, líder isolado da competição com 51 pontos somados.

Como desfalques, a Alemanha não poderá contar com Mario Gómez, que sofreu uma lesão no joelho direito, e com o meio-campista Sami Khedira, que sofre de dores musculares e permaneceu no bando de reservas na goleada do Real Madrid por 4 a 1 sobre a Real Sociedad.

Do lado da Itália, o treinador Cesare Prandelli surpreendeu e convocou o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, liberado pela Fifa para defender a seleção, já que suas participações com a camisa brasileira foram com a equipe sub 23, o que é permitido pela entidade.

Nos treinamentos para o embate, o meio-campista foi relacionado entre os titulares e pode iniciar a partida diante da Alemanha. "Vestir a camisa da Itália me dá uma emoção completamente diferente de tudo que já provei no futebol. Me sinto privilegiado, nasci no Brasil, mas me sinto italiano e estou feliz aqui", revelou o jogador.

Prandelli ainda convocou o meia Sebastian Giovinco, revelado pela Juventus e que hoje defende o Parma. O treinador ainda se diz satisfeito com o retorno do goleiro Gianluigi Buffon, lesionado desde a última Copa do Mundo disputada na África do Sul, e com Antonio Cassano, um dos astros do Milan no Campeonato Italiano.

Confira todos os amistosos desta quarta:

11h45 Kuwait x Uzbequistão
12h Moldávia x Andorra
12h San Marino x Liechtenstein
13h Grécia x Canadá
13h Armênia x Georgia
14h Irã x Russia
14h Bolívia x Letônia
14h30 Macedônia x Camarões
14h45 República Tcheca x Croácia
15h Azerbaijão x Hungria
16h Israel x Sérvia
16h Turquia x Coreia
17h Albânia x Eslovênia
17h Bulgária x Estônia
17h15 Luxemburgo x Eslováquia
17h15 Dinamarca x Inglaterra
17h30 Malta x Suíça
17h30 Bélgica x Finlândia
17h30 Holanda x Áustria
17h30 Polônia x Noruega
17h45 Alemanha x Itália
18h França x Brasil
18h Argentina x Portugal
18h30 Espanha x Colômbia
22h30 Honduras x Equador
22h30 Venezuela x Costa Rica
23h México x Bosnia-Herzegovina
00h El Salvador x Haiti

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.