Complicou? Entenda a missão da Itália em busca de vaga na Copa

País sofreu para derrotar Israel nesta segunda-feira

Complicou? Entenda a missão da Itália em busca de vaga na Copa
Foto: Divulgação / FIGC
Complicou? Entenda a missão da Itália em busca de vaga na Copa

Com muito sofrimento, a Itália derrotou Israel por 5 a 4 nesta segunda-feira (08), em Debrecen, na Hungria, em seu quarto compromisso no Grupo I das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026.

Com o resultado positivo fora de casa, a seleção italiana evitou uma "catástrofe", que seria ficar seis pontos atrás dos israelenses na busca pela segunda colocação da chave. No entanto, a situação da "Azzurra" em busca de uma vaga direta à Copa do Mundo ainda é bastante delicada.

No formato das classificatórias europeias, apenas o líder de cada grupo garante sua ida para o Mundial sem precisar disputar a segunda fase. No momento, a Noruega ocupa a primeira colocação com 12 pontos somados em quatro jogos disputados, enquanto Itália (quatro partidas realizadas) e Israel (cinco duelos jogados) possuem nove pontos cada.

Apesar de estar apenas três pontos atrás dos noruegueses, a tetracampeã do mundo precisaria tirar uma grande diferença no saldo de gols para superar o rival. Até aqui, a Noruega tem +11 de saldo, enquanto a Itália tem +5. A diferença é exatamente o placar obtido no primeiro confronto direto, feito em Oslo, em junho deste ano, quando o país nórdico venceu por 3 a 0.

Outro fator que joga contra os italianos na reta final da primeira fase é o calendário. Antes do confronto direto, na última rodada, que será disputado em Milão, a Itália tem dois jogos fora de casa e um como visitante, enquanto a Noruega faz todos os seus compromissos como mandante.

Vaga nos play-offs

Além dos 12 líderes, os 12 segundos colocados se juntam a outros quatro países, oriundos da Nations League, na disputa de mais quatro vagas na Copa do Mundo.

As 16 seleções classificadas serão divididas em quatro chaves. Nelas, duas semifinais e uma final definirão os quatro últimos classificados da Europa para o torneio.

Caso termine atrás da Noruega e Israel, a Itália precisaria de uma grande combinação de resultados para disputar a segunda fase das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, pois não venceu seu grupo na última edição da Nations League.

No momento, as quatro seleções que não estão entre as duas melhores colocadas de seus grupos, mas garantem uma vaga na repescagem, são: Alemanha (3ª do Grupo A), País de Gales (3º do Grupo J), Romênia (3ª do Grupo H) e Suécia (3ª do Grupo B).

Antes da Itália na fila e fora do top 2 de suas chaves ainda estão: Moldávia (lanterna do Grupo I, campeã do Grupo 2 da quarta divisão da última Nations League) e San Marino (lanterna do Grupo H, campeã do Grupo 1 da quarta divisão da última Nations League).

A primeira fase das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2026 acaba em novembro deste ano. Já os confrontos de repescagem serão disputados entre os dias 26 e 31 de março. Os duelos serão definidos por sorteio.

A Itália não disputa um Mundial desde 2014, no Brasil, e não joga uma partida de mata-mata no torneio desde o dia 9 de julho de 2006, quando bateu a França nos pênaltis e conquistou seu quarto título da competição.