
Após a concretização da transferência do meio-campista Oscar para o São Paulo, o atual campeão da China, Shanghai Port, agiu rapidamente no mercado e definiu a contratação de mais um brasileiro para ser o protagonista do time na temporada de 2025. Trata-se de Léo Souza, atacante com mais de sete temporadas no futebol asiático e que acumula artilharias nos últimos anos.
“Estou muito feliz e motivado com a oportunidade de chegar ao Shanghai Port, sei da qualidade do elenco e vou me dedicar ao máximo para poder ajudar o clube com muitos gols na próxima temporada. Quero seguir escrevendo minha história aqui na China, um país que me acolheu muito bem e ao qual já estou adaptado não só com a cultura, como também com o futebol daqui”, disse o centroavante de 27 anos.
Natural da cidade de Sorocaba, Léo Souza tem passagens por Red Bull Brasil, Corinthians, Ituano e Santos no Brasil. Em 2024, destacou-se como vice-artilheiro do Campeonato Chinês, marcando 22 gols em 31 partidas e contribuindo com seis assistências. Já em 2023, o brasileiro se consagrou como o maior goleador do torneio, com 19 gols em 28 jogos. Ambos os feitos foram alcançados atuando pelo Zhejiang FC.
Na Ásia, Léo Souza vestiu a camisa de clubes no Japão, na Coreia do Sul e na China, atingindo grandes feitos em todos eles. No Japão, ele é, até hoje, o único jogador da história a ser artilheiro por duas temporadas consecutivas de ligas japonesas (2018 e 2019). Foram 52 gols em 69 jogos no período. Já na Coreia, foi reconhecido como o atacante mais perigoso do campeonato nacional. Por fim, na China, figura entre os 10 maiores artilheiros brasileiros de todos os tempos.
“Estou há vários anos no continente asiático e falo tranquilamente que foi uma das melhores decisões que tomei em minha carreira. Atualmente, sou um jogador valorizado aqui, fiz grandes temporadas e sou muito feliz. Estou muito empolgado com o que a temporada de 2025 reserva para mim”, concluiu.