
O Al-Hilal anunciou nesta segunda-feira (27) a rescisão do contrato do atacante Neymar, que planeja retornar ao Santos com o objetivo de “recuperar” sua carreira. O acordo foi possível graças à renúncia de uma grande quantia financeira por parte do jogador.
Até o término do contrato, previsto para o meio deste ano, Neymar Jr. receberia 80 milhões de dólares (cerca de 408 milhões de reais). Para que o camisa 10 voltasse ao Brasil, ele precisou abrir mão de parte do valor. O PIF (Fundo Soberano da Arábia Saudita), por sua vez, chegou a um acordo para o pagamento do montante restante. A informação foi divulgada inicilamente pelo jornalista Diogo Dantas, do "O Globo".
De acordo com a imprensa saudita, o Al-Hilal considerou o acordo satisfatório, já que precisava abrir uma vaga de jogador estrangeiro no elenco. O clube agora planeja realizar uma grande contratação para ocupar a posição deixada por Neymar.
Anunciado em agosto de 2023 pelo Al-Hilal, Neymar sofreu uma grave lesão no joelho enquanto defendia a seleção brasileira logo no início de sua passagem, o que atrapalhou seu desempenho no país árabe.
Em sua segunda partida após um ano de recuperação, o jogador voltou a sofrer com problemas físicos, e uma nova lesão o afastou dos gramados por mais dois meses.
Recentemente, em entrevista coletiva depois do Al-Hilal golear o Al-Fateh por 9 a 0, pelo Campeonato Saudita, Jorge Jesus, treinador da equipe, revelou que Neymar não conseguia acompanhar o ritmo do time.
"Sobre Neymar, não está fácil. Ele vem de uma lesão que o tirou da competição. Quando estava quase voltando, se lesionou novamente. É um jogador que não deixa dúvidas a ninguém, um dos melhores do mundo. Mas a verdade é que fisicamente não tem conseguido acompanhar a equipe.", disse o técnico.
Ao todo, foram sete jogos pelo Al-Hilal e um gol marcado. Neymar Jr conquistou os títulos da Supercopa da Arábia Saudita (2023) e Liga Profissional Saudita (2023/2024).