A derrota de Vinícius Júnior na premiação da Bola de Ouro para o volante Rodri, do City, segue rendendo discussões na imprensa internacional. Em publicação desta quarta-feira no jornal "As", da Espanha, o jornalista diz que no momento acontece uma avaliação por parte do staff do atleta sobre os motivos da derrota e que o brasileiro está sentindo a perda.
"A primeira conclusão a que se chega é que, muito provavelmente, os votos de Vinicius foram afetados pelos que podem ter recebido os seus companheiros Bellingham e Carvajal, especialmente o inglês. Alguns tiraram votos de outros, é inevitável", diz a coluna do repórter Marcos Ruiz.
"O golpe psicológico foi importante. Houve um consenso geral de que o prêmio era seu. Ele trouxe cerca de 50 pessoas a Espanha para comemora. Além disso, foi preparada uma grande festa para quarta-feira numa sala em Madrid e a abertura de uma loja Nike tendo ele como protagonista no centro da capital. Ele parecia um vencedor", explica.
Prosseguindo sobre os impactos da derrota de Vini, o jornalista aponta que o jogador está "no limite" e que a situação pode levar a consequências no futuro do craque no Real Madrid.
"Além da decepção inicial, tudo o que aconteceu poderá ter consequências para o futuro do craque brasileiro no Real Madrid. O jogador de futebol começa a se sentir no limite devido a diversas circunstâncias. A primeira está ligada ao que aconteceu com a Bola de Ouro, devido ao sentimento de impotência que se tem ao jogar a Liga. Vini sente que os árbitros, em vez de protegê-lo, acabam o repreendendo por chamar a atenção para o que está acontecendo com ele em campo. Por outro lado, e isso pesa muito para ele, os episódios racistas que teve de sofrer em Espanha, alguns muito desagradáveis", afirma.
O prêmio
O troféu Bola de Ouro é organizado pela revista “France Football”. A cerimônia que premiou Rodri foi realizada nesta segunda, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Peça fundamental do City na última temporada, Rodri ajudou o time a conquistar títulos importantes, como a Premier League, a Supercopa da Uefa e o Mundial de Clubes. Porém, o que mais pesou para o jogador ser considerado o melhor do mundo foi a conquista da Eurocopa pela seleção espanhola. Além de ser campeão do torneio, Rodri também foi eleito o melhor jogador da competição.
Na temporada 2023/24, Rodri entrou em campo pelo Manchester City em 50 oportunidades. Ele marcou nove gols e distribuiu 14 assistências para seus companheiros de equipe.
Para levar a Bola de Ouro, Rodri teve de superar alguns atletas de renome do futebol mundial que também concorriam ao prêmio, como o brasileiro Vinicius Júnior, o argentino Lautaro Martínez, o britânico Jude Bellingham, o francês Kylian Mbappé, entre outros. Vale lembrar que Messi e Cristiano Ronaldo não estavam entre os finalistas desta edição.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.