Rodri supera Vini Jr e conquista Bola de Ouro pela primeira vez

Jogador espanhol foi eleito o melhor do mundo pela revista France Football

Rodri supera Vini Jr e conquista Bola de Ouro pela primeira vez
Foto: FOTO: FRANCK FIFE / AFP
Rodri supera Vini Jr e conquista Bola de Ouro pela primeira vez

Rodri é o vencedor do prêmio  Bola de Ouro 2024. O meio-campista espanhol do Manchester City superou os concorrentes e faturou pela primeira vez o troféu, que é dado pela revista “France Football” ao melhor jogador da última temporada. A cerimônia que coroou Rodri foi realizada nesta segunda-feira (28), no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Peça fundamental do City na última temporada, Rodri ajudou o time a conquistar títulos importantes, como a Premier League, a Supercopa da Uefa e o Mundial de Clubes. Porém, o que mais pesou para o jogador ser considerado o melhor do mundo foi a conquista da Eurocopa pela seleção espanhola. Além de ser campeão do torneio, Rodri também foi eleito o melhor jogador da competição.

Show Player

Na temporada 2023/24, Rodri entrou em campo pelo Manchester City em 50 oportunidades. Ele marcou nove gols e distribuiu 14 assistências para seus companheiros de equipe.

Para levar a Bola de Ouro, Rodri teve de superar alguns atletas de renome do futebol mundial que também concorriam ao prêmio, como o brasileiro Vinicius Júnior (tido por muitos como favorito), o argentino Lautaro Martínez, o britânico Jude Bellingham, o francês Kylian Mbappé, entre outros. Vale lembrar que Messi e Cristiano Ronaldo não estavam entre os finalistas desta edição.

Além do prêmio de melhor jogador, a “France Football” também distribui troféus em diversas outras categorias. Confira abaixo todos os vencedores:

Melhor jogadora
Aitana Bonmati (Barcelona)

Melhor treinador
Carlo Ancelotti (Real Madrid)

Melhor treinadora
Emma Hayes (seleção feminina dos EUA)

Troféu Yashin (melhor goleiro)
Emiliano Martínez (Aston Villa)

Troféu Kopa (melhor jogador sub-21)
Lamine Yamal (Barcelona)

Clube do ano (masculino)
Real Madrid

Clube do ano (feminino)
Barcelona

Troféu Gerd Müller (artilheiro)
Harry Kane (Bayern de Munique) e Kylian Mbappé (Real Madrid)

Prêmio Sócrates (causas sociais)
Jennifer Hermoso (Tigres - MEX)