O futebol mundial pode passar por mudanças severas a partir de julho de 2024. Isso porque o IFAB (International Board), responsável por ditar as regras do esporte em todos os países, está fazendo testes com algumas novidades em busca de ' facilitar a vida dos juízes
'.
Tentando diminuir a agressividade e as reclamações que os árbitros lidam durantes os jogos, e também 'agilizar' as partidas, o IFAB aprovou testes de algumas situações, como a 'expulsão temporária'. Nesse caso, o jogador seria expulso por 10 minutos por excessivamente perturbar o juiz.
IFAB Annual Business Meeting approves trials to improve participant behaviour in football
— The IFAB (@TheIFAB) November 28, 2023
➡️ News release: https://t.co/8BVDvamgHc pic.twitter.com/IsSKMS0rkZ
Além dessa possibilidade, outras serão testadas, como:
- Utilização de dispositivos de gravação no corpo dos árbitros, para registrar reclamações e poder avaliar melhor algumas punições.
- Exclusividade de reclamação com os juízes para os capitães das equipes, em busca de evitar que vários jogadores 'cerquem' os árbitros em momentos de pressão.
Membros do IFAB irão voltar a se reunir em março de 2024, após coletar os resultados do período de testes e mudanças já podem começar a valer para julho do próximo ano, caso aprovadas.
Vale ressaltar que testes nas 'categorias de base' nessas novas normas já foram feitos e aprovados, por isso a IFAB começa agora a fazer esse mesmo processo em escalões mais competitivos do futebol mundial.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.