Combate ao racismo no futebol ganha destaque em evento em Portugal

Palestra contou com a presença de dirigentes e empresários do futebol brasileiro

Thinking Football Summit
Foto: Divulgação
Thinking Football Summit

O Thinking Football Summit, evento realizado na última semana em Portugal que discute assuntos sobre futebol pelo mundo, teve como destaque o combate ao racismo e o papel que as grandes figuras podem desempenhar nesta missão.

Com as presenças de Adalberto Almeida, CEO da Squadra Unique Sports, Helton Arruda, Embaixador da Liga Portugal, Marcos Senna, Embaixador da LaLiga, Mauro Silva, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, e Euler Victor, Presidente da Mover Futebol, foi proporcionada uma reflexão profunda sobre como os líderes e ícones do futebol podem inspirar mudanças positivas, promover a diversidade e a inclusão, desafiando, assim, os estereótipos e estigmas que persistem neste desporto global.

“Quando se fala de diversidade e inclusão, falamos de uma sociedade mais justa. Tento contribuir para melhorar o futebol brasileiro, não só o masculino, mas também o feminino. Temos feito um trabalho muito interessante. Criamos o Comité de Inclusão e de integridade para fomentar a diversidade nas competições e nas organizações, sobretudo com campanhas para consciencializar as pessoas na democratização das oportunidades”, disse Mauro Silva.


“Sou um exemplo de que é possível viver o Futebol, mesmo sem ter sido atleta profissional. O desporto deve ser uma ferramenta de inclusão e transformação. Há várias instituições que combatem o racismo e promovem a equidade, com todas as pessoas no mesmo nível. Atualmente, qualquer negro está qualificado para qualquer cargo, apenas necessitam de oportunidades para demonstrarem o seu trabalho”, complementou Euler Victor.

Mover Futebol

O Mover Futebol é um coletivo formado por homens negros que atuam dentro do futebol brasileiro para oportunizar e capacitar mais profissionais negros na área, visando a aquidade racial no esporte.