Políticos pedem renúncia do presidente da Federação por beijo forçado

Representantes do governo espanhol querem punição a Luis Rubiales após beijo em jogadora durante premiação na final da Copa do Mundo

Luis Rubiales roubou beijo de Jenni Hermoso durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo
Foto: Reprodução
Luis Rubiales roubou beijo de Jenni Hermoso durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo

O título da Espanha na Copa do Mundo Feminina, conquistado neste domingo (20) após a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, acabou gerando polêmica com um ato do presidente da Federação de Futebol do país.

Durante a premiação das atletas no torneio, Luis Rubiales segurou a cabeça da camisa 10 espanhola, Jenni Hermoso, e roubou um beijo da atleta.

Veja galeria de fotos de Jenni Hermoso:

A atitude de Rubiales foi duramente criticada por parte dos deputados espanhóis, que apontaram o possível enquadramento no crime de assédio sexual. A deputada e porta-voz do partido Sumar Marta Lois considerou o ato do presidente da Federação da Espanha de Futebol como "intolerável" e "machista".

"Esse tipo de comportamento machista em relação à jogadora espanhola Jennifer Hermoso é intolerável. O Sr. Rubiales deveria renunciar. Uma pena", disse ela em suas redes sociais.

Quem também se pronunciou sobre o caso foram o ministro dos Esportes e da Cultura da Espanha, Miquel Iceta, e a ministra da Igualdade, Irene Montero. Ambos disseram que Rubiales precisa pedir desculpas publicamente e que o epidósio não pode ser "normalizado".

"Vivemos um momento de igualdade, direitos e respeito às mulheres. Todos nós temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e ações. Acho inaceitável beijar uma jogadora na boca para parabenizá-la" opinou Miguel Icenta, em entrevista à Radio Nacional España.

"Não devemos assumir que dar um beijo sem consentimento é algo 'que acontece'. Atos, como um beijo forçado, são uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem todos os dias e que não podemos normalizar. Só sim é sim", destacou a ministra, em referência o nome da legislação que protege as mulheres contra abusos no país.

A ministra espanhola dos Direitos Sociais, Ione Belarra, também fez questão de criticar Rubiales pelo gesto. "O que todos pensamos, se eles fazem isso com toda a Espanha assistindo, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem que terminar. Um abraço às campeãs", escreveu.

Em um primeiro momento, Jenni Hermoso apareceu rindo, em stories no Instagram que mostram a comemoração no vestiário e diz que: "Não gostei, hein!", no que parece uma resposta às piadas de sua companheiras de seleção sobre o ocorrido.

No entanto, quando o assunto se tornou polêmica, a própria Federação da Espanha divulgou um pronunciamento de Hermoso no qual a jogadora isenta Luis Rubiales das acusações de assédio sexual. Em declarações fornecidas pela entidade, Hermoso teria dito que tem uma "ótima relação com o presidente".

"Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que dá conquistar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido nota 10 e foi um gesto natural de carinho e gratidão", disse ela, em declarações fornecidas pela Federação.


Acesse  nossa página e fique por dentro das principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.