Aposentadoria
Gianluigi Buffon, um dos maiores goleiros da história do futebol, decidiu se aposentar do esporte nesta terça-feira (1), aos 45 anos. A informação é do jornalista italiano Fabrizio Romano.
Goleiro lendário atuou pelo Parma na última temporada
Gianluigi Buffon, um dos maiores goleiros da história do futebol, decidiu se aposentar do esporte nesta terça-feira (1), aos 45 anos. A informação é do jornalista italiano Fabrizio Romano.
Buffon foi revelado no Parma, onde estreou como profissional em novembro de 1995. Na primeira passagem pelo clube, foram 220 jogos, conquistando a Copa da UEFA, a Copa da Itália e uma Supercopa da Itália.
Após seis anos no Parma, Buffon foi adquirido pela Juventus por 52 milhões de euros (aproximadamente R$ 105 milhões na época). Em sua primeira passagem pela "Velha Senhora", o goleiro fez 656 jogos entre 2001 e 2018. O italiano conquistou todos os títulos possíveis em Turim, exceto o de campeão da Champions League, torneio em que bateu na trave em três ocasiões, perdendo a final em 2003, 2015 e 2017.
Além das equipes italianas, Buffon teve uma breve passagem no PSG. O goleiro atuou em Paris durante duas temporadas, e apesar da conquista do Campeonato Francês em 2019, o italiano ficou marcado pela péssima atuação contra o Manchester United nas oitavas de final da Champions League do mesmo ano, que resultou na precoce eliminação do clube parisiense.
Após a passagem sem sucesso pela França, Buffon retornou à Juventus, onde atuou por mais dois anos. Na passagem, o goleiro acumulou apenas 29 jogos, e se tornou decacampeão italiano.
Após duas décadas, o goleiro voltou ao Parma para a disputa da segunda divisão italiana. No retorno, foram apenas 43 jogos. No clube auriazul, Buffon se tornou o primeiro goleiro na história do esporte a chegar à marca de 500 jogos sem sofrer gols.
Buffon estreou pela "Azzurra" em outubro de 1997, e desde então, se tornou o jogador com mais partidas da história da Itália, com 176 jogos. Com a seleção, o atleta conquistou a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, onde ele foi eleito o melhor goleiro da competição. Além da conquista, Buffon atuou em cinco Copas do Mundo com a Itália, um recorde do torneio.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.