Durante seu Congresso anual, que acontece na sede em Luque, no Paraguai, a Conmebol anunciou que construirá um estádio que terá inicialmente a capacidade para 45 mil pessoas. A ideia é contar com mais uma opção caso a América do Sul consiga sediar a Copa de 2030, o que ampliaria a capacidade para 60 mil.
O local em Assunção, capital paraguaia, não foi escolhido, mas a entidade já possui um valor destinado ao empreendimento no orçamento de 2023, que foi aprovado nesta sexta-feira (31). Para esse primeiro momento, serão 50 milhões de dólares (cerca de R$ 253,4 milhões) para o início das obras.
Com o desejo de sediar a Copa do Mundo de 2030, numa candidatura conjunta entre Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, a Conmebol entende que um novo estádio, mais moderno, seria um reforço ao pleito dos países.
"O entorno do projeto explora a importância da arquitetura sustentável e ecológica, a criação de espaços verdes ao seu redor e a criação de espaços de encontro, bares e lojas para torcedores de futebol. A estrutura está destinada a ser um ícone do futebol sul-americano", diz a Conmebol.
Além dos quatro países sul-americanos, a outra candidatura confirmada é a de Portugal, Espanha e Marrocos.
Entre em nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.