Guerra na Ucrânia: 1 ano e 231 esportistas mortos; relembre alguns

A invasão russa ao território ucraniano matou uma série de atletas e treinadores

Guerra

Em 24 de fevereiro de 2022 iniciou-se a ação da Rússia em território ucraniano, que causou milhares de mortes e obrigou milhões a deixarem suas casas no pior confronto dentro da Europa desde a 2ª Guerra Mundial. Os esportistas não passaram ilesos.

Divulgação

Mortes

Os ataques russos, segundo as autoridades ucranianas, provocaram até agora a morte de 231 atletas e treinadores. E foram ainda a causa da destruição de 343 instalações esportivas em solo ucraniano. Relembre alguns mortos.

Reprodução/Twitter

Dmytro Sharpar

Patinador ucraniano de 25 anos, ele morreu nos arredores de Bakhmut, palco de uma das mais terríveis batalhas da guerra.

Instagram

Oleksi Tsibko

Ex-capitão da seleção de rugby da Ucrânia, ele morreu em combate na zona de Bucha, uma das cidades-mártir do primeiro ano de guerra. Tinha 55 anos.

Divulgação

Katya Dyachenko

Tinha apenas 11 anos quando uma bomba atingiu o apartamento onde vivia em Mariupol. A ginasta é uma das mais jovens vítimas da guerra iniciada pela Rússia.

Divulgação

Yevhen Obedinsky

A invasão da Ucrânia provocou a morte a outro ex-capitão de uma seleção ucraniana. Yevhen Obedinsky, jogador de polo aquático, morreu aos 39 anos em Mariupol.

Instagram

Yevgeny Malyshev

Com 19 anos, ele morreu nos primeiros dias da invasão russa. O atleta de biatlo vivia em Karkhiv, uma das cidades mais atingidas por bombas e mísseis russos.

Instagram

Volodymyr Androshchuk

Ele foi campeão de sub-20 de decatlo na Ucrânia. Morreu aos 22 anos a serviço das forças armadas da Ucrânia em Bakhmut, na região do Donbass.

Instagram

Vitalii Sapylo

Jogador de futebol de 21 anos morreu em combate, enquanto servia o exército ucraniano.

Reprodução

Dmytro Martynenko

Jogador de futebol de 25 anos, ele morreu em um bombardeamento russo que atingiu o apartamento da família.

Reprodução