LaLiga manda recado para Premier League sobre 'fair play' financeiro

Gerente geral do campeonato criticou contratações milionárias dos clubes ingleses

Gerente geral da LaLiga mandou recado sobre fair play financeiro
Foto: Reprodução/Twitter
Gerente geral da LaLiga mandou recado sobre fair play financeiro

Por meio de seu gerente geral corporativo, Javier Gómez, a LaLiga decidir mandar um recado criticando a gestão econômica da Premier League. Segundo Gómez, a organização do Campeonato Inglês não respeitou o padrão de controle econômico dos clubes da UEFA, o 'fair play' financeiro.

O gerente fez questão de destacar que os clubes espanhóis "gastam o que podem" e quando acionistas ajudam na entrada dinheiro para a relização de investimentos, tudo é "dentro do limite". Algo que Javier não considera ter ocorrido no Campeonato Inglês.

Segundo ele, o que ocorreu foi o contrário. Gómez alertou para a injeção financeira que estes clubes receberam dos seus acionistas como uma espécie de "doping econômico, já que acredita que os patrocinadores e acionistas da Liga Inglesa investem um dinheiro que o clube não tem condições de arcar.

“O que está por trás disso tudo é que estão dopando o clube. Estão investindo  dinheiro que o clube não gera para gastar e que coloca em risco a viabilidade de um clube quando aquele acionista sai”, disse. 

Javier Gómez salientou também que o cenária ameaça o controle econômico da UEFA e que a LaLiga irá exigir sanções a clubes que não cumprirem o estatuto da entidade europeia.

"Isso é trapaça, porque arrasta o resto das ligas. E essa é a nossa luta exigindo que a UEFA, com o novo controle econômico, impeça os acionistas dos clubes de colocar mais do que uma certa quantia de dinheiro. Que a UEFA faça cumprir esta regra e sancione os clubes que não a seguirem, independentemente da liga ou do país", finalizou o gerente da Liga Espanhola.

Nesta janela de transferências, os clubes da Premier League investiram um montante de aproximadamente 830 milhões de euros. Já a LaLiga teve uma movimentação financeira de 32 milhões por seus times. 

Entre em  nosso canal no Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.